Governo do Ceará garante apoio para instalação de empresa que vai gerar mais de 800 empregos em Granja

13 de fevereiro de 2026 - 13:09 # # # #

Eliezio Jeffry - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja - Casa Civil - Fotos

Com o apoio do Governo do Ceará, o município de Granja vai ganhar uma nova empresa do setor calçadista, que deve gerar mais de 800 oportunidades de emprego para a região Norte do estado. O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas, em suas redes sociais, na manhã desta sexta-feira (13).

A medida será viabilizada por meio da Política de Incentivos e Subvenções, de acordo com o chefe do Executivo cearense, que esteve acompanhado, no Palácio da Abolição, do sócio da empresa, Vanderlei Mombach; do prefeito de Granja, Aníbal Filho; e do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri. Os diretores da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), Liana Fujita e Luís Eduardo Barros, também participaram do anúncio.

“Hoje é um dia histórico para esse município. Nós, do Governo do Estado, estamos decidindo pelo apoio ao que é necessário para que geremos emprego e oportunidades para o nosso povo”, celebrou o governador Elmano de Freitas. “Tenho absoluta convicção de que isso é uma grande conquista para o povo cearense, especialmente para o povo de Granja”, completou.

A empresa será a Mallei Calçados, constituída em 2011, com matriz localizada no município de Picada Café, no Estado do Rio Grande do Sul. A fabricação de calçados inclui diversos materiais, incluindo calçados sintéticos e artigos correlatos. De acordo com Vanderlei Mombach, que representa a empresa, a expectativa é iniciar a implantação da unidade industrial voltada à fabricação de calçados e as contratações ainda este ano.

“A gente já começa a nossa obra em março e as contratações a partir de novembro. Gostaria de agradecer muito a oportunidade de nós conseguirmos trazer desenvolvimento para o município de Granja. Do fundo do coração, estou muito feliz”, disse.

Interiorização do desenvolvimento econômico

O setor calçadista é considerado estratégico para o Estado do Ceará. Por meio da política industrial, o Governo do Estado vai investir na construção do parque fabril, por meio da Adece. Como contrapartida, a Mallei Calçados comprometeu-se a gerar mais de 800 empregos.

Aníbal Filho, prefeito de Granja, agradeceu ao governador Elmano de Freitas pela ação, que favorece o desenvolvimento do município. “Nosso sentimento é de gratidão. Estamos trabalhando incansavelmente, desde 2013, para viabilizar esse sonho, que é levar uma indústria que favoreça o desenvolvimento de Granja, que gere emprego para o nosso povo. Gratidão pela política de desenvolvimento industrial que olha para aqueles que estão mais distantes da capital”, disse o prefeito.

Já o presidente da Alece, Romeu Aldigueri, destacou que o Ceará é um estado que cresce – e se desenvolve – acima da média regional e nacional. “Gostaria de agradecer a parceria do governador Elmano e dos investidores, que confiam no Estado do Ceará, que é um estado que cresce mais que o Nordeste e o Brasil e se desenvolve. Aqui é uma soma de vontade de fazer o bem, trazer investimento e gerar emprego para o nosso povo”, concluiu o deputado.