Polícia Civil deflagra operação e apreende 330 pés de cannabis em Caucaia

13 de fevereiro de 2026 - 12:31 # # #

Ascom SSPDS - Texto e Fotos

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da 2ª Delegacia de Polícia Civil de Caucaia, deflagrou, na manhã dessa quinta-feira (12), a Operação Jardim Oculto, que resultou na apreensão de uma expressiva quantidade de cannabis no litoral do município de Caucaia, na Área Integrada de Segurança Pública 12 (AIS 12) da Região Metropolitana de Fortaleza.

As investigações, que iniciaram em janeiro deste ano, apontaram que um empresário de origem estrangeira estaria promovendo, de forma reiterada, o cultivo e a produção de entorpecentes. Conforme levantamentos investigativos, uma pousada era utilizada como fachada para ocultar, em seus cômodos, a existência de um laboratório clandestino e estufas voltadas à produção de diversas variedades de cannabis.

Com informações levantadas pelo setor de inteligência da unidade, foi possível identificar o endereço suspeito, que passou a ser monitorado de forma técnica e sistemática, pelas equipes policiais, inclusive com o auxílio de imagens aéreas, visando a consolidação de elementos informativos e probatórios. De posse das devidas autorizações judiciais, as equipes da PCCE se deslocaram até os endereços identificados para cumprir mandados de busca e apreensão.

No imóvel, foram apreendidos equipamentos eletrônicos, munições, anotações relacionadas às atividades laboratoriais, além de vasto material destinado ao cultivo da substância ilícita. Ao todo, foram encontrados aproximadamente 330 pés de cannabis. Diante dos fatos, foram adotadas todas as providências pela equipe da 2ª Delegacia de Polícia Civil de Caucaia. As investigações seguem em andamento com o objetivo de localizar o responsável pelos entorpecentes, bem como identificar outros possíveis envolvidos na prática criminosa.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/. O sigilo e o anonimato são garantidos.