SET e Secult alinham parceria para a realização de feiras itinerantes de Economia Solidária e Criativa
13 de fevereiro de 2026 - 16:23 #Economia Solidária e Criativa #Feira itinerantes #parceria #SET e Secult
Ascom SET - Texto
Ascom Secult - Foto

A Secretaria do Trabalho (SET) e a Secretaria da Cultura (Secult) avançam nas tratativas para a operacionalização de um Termo de Cooperação Técnica visando a realização de um Circuito de Feiras Itinerantes nos equipamentos culturais do Governo do Ceará.
No último dia 3, um encontro presencial na sede da Secult marcou o início do plano de trabalho com membros das duas pastas, além de representantes da Superintendência Regional do Trabalho, do Instituto Dragão do Mar, do Instituto Mirante, da Kuya Centro de Design do Ceará e do Programa Paul Singer de Formação de Agentes de Economia Popular e Solidária. Já nesta quarta-feira (11), uma reunião on-line deu novos passos na elaboração do acordo.

A parceria entre os órgãos tem o objetivo de promover a visibilidade, o fortalecimento da capacidade produtiva, a profissionalização, a inclusão socioprodutiva e a geração de trabalho e renda, contribuindo para o desenvolvimento territorial sustentável, a valorização da cultura como vetor de desenvolvimento econômico e a integração das políticas públicas de cultura e trabalho.
“O cronograma prevê a promoção das atividades a partir do mês de março, iniciando em Fortaleza, no Complexo Cultural Estação das Artes. Com o que temos delineado até aqui, já consideramos quatro feiras até julho de 2026, que devem ter caráter territorial, e o roteiro inclui, além de Fortaleza, espaços como o Centro Cultural do Cariri (Crato), a Casa de Saberes Cego Aderaldo (Quixadá) e o Festival de Música da Ibiapaba (Viçosa do Ceará)”, observa Victoria Paiva, coordenadora de Economia Popular Solidária da SET.