Com acumulados mais expressivos no sul e oeste, chuvas do Carnaval seguem cenário apontado pela Funceme

18 de fevereiro de 2026 - 15:45 # # #

Ascom Funceme - Texto e arte gráfica

As chuvas registradas no Ceará durante o período do Carnaval se comportaram, de modo geral, dentro do cenário previsto pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), com maiores acumulados concentrados principalmente no sul e oeste do estado, enquanto o litoral apresentou chuvas relativamente menos expressivas.

De acordo com a Funceme, as precipitações observadas entre a sexta-feira (13) e o início da semana estiveram associadas a diferentes sistemas atmosféricos. No fim de semana, o principal sistema atuante foi o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), responsável por favorecer instabilidades e chuvas mais abrangentes, sobretudo nas macrorregiões do sul e oeste do estado.

Além de atualizar diariamente as condições do tempo, a Funceme também emitiu avisos meteorológicos ao longo do período, destacando o risco de chuvas mais intensas em determinadas regiões. Essas informações subsidiam ações preventivas e contribuem diretamente para o trabalho dos órgãos de Defesa Civil no monitoramento e na redução de impactos associados aos eventos meteorológicos.

Áreas de instabilidade

Já no começo da semana, as chuvas passaram a ter maior influência de áreas de instabilidade relacionadas à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que contribuiu para manter a nebulosidade e a ocorrência de precipitações em várias regiões cearenses.

Considerando a média de precipitação em todo o estado, o período de 24 horas mais chuvoso ocorreu entre sábado e domingo, quando o acumulado médio foi de 22,7 milímetros. Por outro lado, o intervalo menos chuvoso foi registrado entre segunda e terça-feira, com média de 1,9 milímetros.

Os maiores acumulados em intervalos de 24 horas durante o período foram registrados no interior. O destaque foi para o município de Ipaporanga, com 135 mm entre sábado e domingo. Também foram observadas precipitações expressivas no Crato (130 mm, de domingo para segunda), Ipueiras (123 mm) e Ararendá (120,5 mm), ambos entre sábado e domingo, além de Irapuã Pinheiro, que registrou 111 mm entre sexta e sábado.

Segundo a Funceme, a distribuição das chuvas ao longo do feriado confirmou a tendência previamente indicada nas previsões, com maior intensidade e abrangência no interior e episódios mais isolados na capital e na Região Metropolitana de Fortaleza.