Museu da Imagem e do Som promove semana com concerto da Camerata de Cordas da UFC, oficina e roda de capoeira
18 de fevereiro de 2026 - 15:22 #MIS #museu #Roda de capoeira #Semana com concerto #UFC
Ascom MIS - texto e foto

Essa também é a última semana para visitar a exposição fotográfica “Turbilhão”, em cartaz somente até domingo (22)
O Museu da Imagem e do Som do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE) gerido em parceria com o Instituto Mirante, promove nesta semana uma oficina de arte e tecnologia, concerto da Camerata de Cordas da UFC e roda de capoeira. É também a última semana para conferir a exposição “Turbilhão”, em cartaz no andar +2 do MIS somente até domingo (22).
Oficina Recriando o Laboratório de Sentidos
No sábado (21), das 14h às 17h, acontece a oficina Recriando o Laboratório dos Sentidos, ministrada por Yan Belém. A atividade acontecerá no laboratório de arte e tecnologia (andar -2 do Anexo). A oficina propõe uma investigação prática sobre o funcionamento dos dispositivos interativos da exposição em cartaz no Casarão do MIS Ceará. Nesta primeira edição, os participantes irão explorar coletivamente a “bateria invisível”, compreendendo como sensores, programação em Arduino e componentes eletrônicos transformam gesto em som. A atividade convida pessoas curiosas e interessadas em arte e tecnologia a experimentar, na prática, processos de criação que aproximam poética e engenharia em um mesmo espaço. São ofertadas 10 vagas e as inscrições devem ser feitas neste link.
Yan Belém é artista-educador das imagens e das sonoridades. Desde 2009, atua em ações educativas e projetos de arte-educação relacionados à fotografia, artes visuais, vídeo mapping e experimentações sonoras, desenvolvendo pesquisas que atravessam práticas visuais e interativas. Em 2022, passou a integrar a equipe de Formação e Educação do Museu da Imagem e do Som do Ceará, onde atualmente coordena o setor. Sua atuação tem se voltado para experiências formativas que exploram a convergência entre novas e antigas tecnologias, com atenção especial às possibilidades de acessibilidade e à diversidade de públicos.
Concerto Doramas com a Camerata de Cordas da UFC
Também no sábado (21), às 18h, acontece na praça do MIS o concerto Doramas, com a Camerata de Cordas da UFC. A Camerata apresenta um repertório todo dedicado às produções asiáticas que conquistaram o mundo com histórias intensas, personagens marcantes e trilhas sonoras profundamente emocionantes.
Vem Vadiar no Museu: roda de capoeira com Mestre Urso Preto
No domingo (22), das 16h às 17h30, acontece na praça do MIS a programação Vem vadiar no Museu, a roda de capoeira mensal conduzida por Mestre Urso Preto, da comunidade do Campo do América. A roda acontece no último domingo de cada mês e convida a todos para gingar, brincar e celebrar a preservação desta rica herança cultural.
Pensando no papel que os museus possuem de salvaguardar as memórias e patrimônios culturais, materiais e imateriais na nossa sociedade, como uma ferramenta de mediação dessas atividades, o MIS acolhe e incentiva a manifestação da capoeira com uma roda aberta ao público, onde todos podem participar.
Última semana da exposição “Turbilhão”
A exposição fotográfica inédita “Turbilhão”, em cartaz no andar +2 do Anexo do MIS, segue em cartaz somente até este domingo (22). Integrando a programação da Temporada França-Brasil 2025, “Turbilhão” reúne fotografias de artistas brasileiros dos anos 1950 e 1960. As imagens estavam guardadas no acervo da Sociedade Francesa de Fotografia e foram descobertas pelo pesquisador brasileiro Lucas Menezes, que assina a curadoria da mostra.
A coleção revela a diversidade estética e técnica que marcou a fotografia brasileira no pós-guerra: cenas do cotidiano, paisagens rurais e urbanas, imagens abstratas e experimentações modernas. São 47 fotografias de 30 fotógrafos brasileiros. Entre eles, alguns ganharam reconhecimento nas últimas décadas e são hoje reconhecidos como os principais expoentes da fotografia brasileira da época, tais como o cearense Chico Albuquerque, Geraldo de Barros, Thomaz Farkas, Nelson Korjanski, Gaspar Gasparian, Eduardo Salvatore, José Yalenti, Marcel Giró, José Oiticica Filho, entre outros.
Sala imersiva, exposições, biblioteca e Galeria da Liberdade
Nesta semana, a sala imersiva do MIS (andar -2 do Anexo) exibe as exposições “Ypykuéra: Povos Originários e a Megafauna”, “Aves do Ceará”, “Fósseis do Cariri” e “O Paraquedista”. O MIS segue ainda com as exposições físicas “Turbilhão” (andar +2 do Anexo), “Imaginar os Cearás: memórias e tecnologias” (andar -1) e “Laboratório dos Sentidos” (Casarão).
O MIS funciona de quarta a domingo, com horários diferenciados: excepcionalmente nesta quarta (18), o MIS funcionará das 14h às 18h (acesso até 17h30); na quinta e domingo, das 10h às 18h (acesso até 17h30); e sexta e sábado, das 13h às 20h (acesso até 19h30). A biblioteca Marly Mariano & Thomaz Farkas (andar +1 do Anexo) funciona de quarta a sexta-feira, das 13h às 18h (nesta quarta, a partir das 14h).
Na Galeria da Liberdade, está em cartaz a exposição “…e se não for agora, um dia será…”. O espaço é aberto à visitação quarta-feira e quinta-feira, das 10h às 18h, e sexta-feira e sábado, das 13h às 20h. Excepcionalmente nesta quarta (18), o funcionamento terá início a partir das 14h.
Serviço:
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO CEARÁ
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Entrada: gratuita.
Galeria da Liberdade
Endereço: Av. Barão de Studart, 505. Meireles.
Entrada: gratuita.
Oficina Recriando o Laboratório de Sentidos
Data: sábado (21)
Horário: 14h às 17h
Local: laboratório de arte e tecnologia (andar -2 do Anexo).
Inscrições devem ser feitas neste link
Concerto Doramas com a Camerata de Cordas da UFC
Data: sábado (21)
Horário: 18h
Local: praça do MIS
Vem Vadiar no Museu: roda de capoeira com Mestre Urso Preto
Data: domingo (22)
Horário: 16h às 17h30
Local: praça do MIS
Exposição Turbilhão (última semana)
Data: em cartaz até 22 de fevereiro (domingo)
Horário: quarta, 14h às 18h; quinta e domingo, das 10h às 18h; e sexta e sábado, das 13h às 20h.
Local: andar +2 do Anexo
Classificação indicativa: livre.
Entrada gratuita.