Cinema do Dragão retoma programação pós-Carnaval com estreias cearenses e filmes indicados ao Oscar 2026

19 de fevereiro de 2026 - 16:49 # # # # #

Ascom Dragão do Mar - Texto
Divulgação - Foto

Cine-semana reúne produções nacionais e internacionais, com estreia de documentário sobre a história do Ceará

A partir de 19 de fevereiro, quinta-feira, o Cinema do Dragão, localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura — equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) — retoma sua programação renovando o convite ao público para mergulhar em narrativas que atravessam história, política e intimidade.

Entre memórias históricas, dilemas éticos e narrativas perpassadas por silêncio, resistência e política, a programação reúne filmes como “Dois Procuradores”), do diretor Sergei Loznitsa, longa que instiga a encarar os jogos de poder e as fissuras da justiça em uma narrativa tensa, convidando à reflexão crítica. “A Voz de Hind Rajab”, dirigido por Kaouther Ben Hania, também enriquece a agenda, trazendo um chamado à memória e à empatia e despertando indignação e sensibilidade diante da guerra na Palestina. Já o brasileiro “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, em sua 15ª semana em cartaz no Cinema do Dragão, convida o público a seguir os rastros de Marcelo/Arnaldo (Wagner Moura): em meio a uma perseguição política, histórias de aliança, amores, carnaval, cumplicidade e resistências se multiplicam no centro de Recife.

Estreia

Na sala 1, estreia o documentário cearense “A Rebelião dos Jangadeiros”, filme dirigido por Cinthia Medeiros e Demitri Túlio, que resgata a Greve dos Jangadeiros, episódio que fortaleceu a abolição da escravatura no Ceará em 1884, quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea. “A Rebelião dos Jangadeiros” revive o ano de 1881, quando jangadeiros cearenses se rebelaram recusando-se a transportar povos escravizados para os navios que os levariam para os seus novos “patrões” no sul e sudeste da então colônia Brasil.

O filme se aprofunda em um olhar mais histórico, social e contextual da narrativa por meio de depoimentos do historiador Jones Manoel e Arilson Gomes, as antropólogas Antônia de Araújo e Vera Rodrigues, a cantora, compositora e ativista do Movimento Negro, Mallu Viturino, o museólogo Saulo Moreno, o cientista social Hilário Ferreira, o desembargador André Costa e a fundadora do Grupo de Consciência Negra do Ceará (Grucon), Lúcia Simão.

Manutenção na sala 2

Entre os dias 19 de fevereiro e 11 de março de 2026, a sala 2 passará por manutenção para a instalação de um novo sistema de refrigeração, com a implementação de novas máquinas de ar-condicionado na plateia, cabine de projeção e hall de entrada. A iniciativa integra o processo contínuo de qualificação do espaço, assegurando mais conforto e uma experiência ainda mais imersiva aos visitantes.

Assim, durante esse período, a programação estará concentrada na sala 1, reunindo cinco filmes indicados ao Oscar 2026, entre eles o já mencionado “O Agente Secreto” , “Sonhos de Trem” e “Hamnet: A Vida Antes de Hamlet”. As produções convidam o espectador a vivenciar diferentes camadas de emoção e reflexão, do suspense político às narrativas sobre luto e memória, culminando em experiências ao mesmo tempo sensíveis e provocadoras, capazes de mobilizar tanto o olhar crítico quanto o envolvimento afetivo de quem assiste. .

Serviço

Programação Cinema do Dragão
*sujeita a alterações

Estreias

A REBELIÃO DOS JANGADEIROS (2025) 
Direção: Cinthia Medeiros e Demitri Túlio // 90 min. // Livre // Kajá Filmes
Sinopse: Longa documental que revive o ano de 1881 quando jangadeiros cearenses se rebelam recusando-se a transportar povos escravizados para os navios que os levariam para os seus novos “patrões” no sul e sudeste da então colônia Brasil.
Sala 1 – Sessões:
Quinta (19/02) – 20h
Sexta (20/02) – 20h
Sábado (21/02) – 20h10
Terça (24/02) – 17h20
Quarta (25/02) – 17h20

YES (França/Israel/Alemanha, 2025) 
Direção: Nadav Lapid // 150 min. // 16 anos // Imovision
Sinopse: Y., um músico de jazz em decadência, e Jasmine, sua esposa dançarina, sobrevivem oferecendo sua arte e seus corpos a quem estiver disposto a pagar. Quando despertam o interesse de figuras influentes, passam a se apresentar para a elite do país. Mas tudo muda quando Y. recebe uma nova missão: compor o novo hino nacional em troca de uma quantia impensável. Dizer “sim” sempre foi parte do jogo, mas o preço do sucesso pode ser a sua própria consciência.
Sala 1 – Sessões:
Domingo (22/02) – 19h
Terça (24/02) – 19h
Quarta (25/02) – 19h

Em cartaz

SONHOS DE TREM (EUA, 2025) – 2ª Semana
Direção: Clint Bentley // 102 min. // 14 anos // O2
Sinopse: A vida de Robert Grainier, um trabalhador ferroviário no início do século XX, em meio às vastas paisagens do oeste americano. Quando uma tragédia abala sua família, Robert é forçado a encarar o luto, a solidão e as transformações de um mundo em rápida mudança. Baseado na aclamada novela de Denis Johnson, o filme é uma reflexão sensível sobre perda, sobrevivência e o silêncio das vidas comuns diante da imensidão do tempo e da natureza.
Sala 1 – Sessões:
Sábado (21/02) – 18h10
Domingo (22/02) – 17h
Terça (24/02) – 15h20
Quarta (25/02) – 15h20

DOIS PROCURADORES (França/Alemanha/Países Baixos/Letônia/Romênia/Lituânia/Ucrânia, 2025) – 3ª Semana
Direção: Sergei Loznitsa // 118 min. // 16 anos // Retrato Filmes
Sinopse: União Soviética, 1937. Milhares de cartas de detentos falsamente acusados pelo regime são queimadas em uma cela de prisão. Contra todas as probabilidades, uma delas chega a um recém-nomeado promotor local, Alexander Kornyev. Em busca de justiça, o jovem promotor se mobiliza para denunciar os métodos arbitrários de repressão praticados por agentes da polícia secreta, a NKVD.
Sala 1 – Sessões:
Quinta (19/02) – 15h30
Sexta (20/02) – 15h30

A VOZ DE HIND RAJAB (Tunísia/França/Estados Unidos, 2025) – 3ª Semana
Direção: Kaouther Bem Hania // 89 min. // 14 anos // Synapse
Sinopse: A história real de Hind Rajab, uma menina de seis anos encurralada em um carro sob o fogo das forças israelenses em Gaza. Pelo telefone, ela consegue pedir ajuda e a equipe de resgate trava uma tensa luta contra o tempo para encontrar um meio de salvá-la.
Sala 1 – Sessões:
Sábado (21/02) – 16h30
Terça (24/02) – 13h40
Quarta (25/02) – 13h40

HAMNET: A VIDA ANTES DE HAMLET (Reino Unido, 2025) – 6ª Semana
Direção: Chloé Zhao // 125 min. // 16 anos // Universal
Sinopse: Um dos mais importantes escritores do cânone ocidental, William Shakespeare vive uma tragédia ao lado de sua esposa Agnes quando o casal perde o filho de 11 anos para uma das várias pragas que assolaram o século XVI. Hamnet era o nome do menino. Explorando os temas da perda e da morte, o filme acompanha a rotina e o dia a dia de uma família, as alegrias e as tristezas de viver numa pequena vila na Inglaterra do passado e a história de amor poderosa que inspirou a criação da peça Hamlet.
Sala 2 – Sessões:
Quinta (19/02) – 17h40
Sexta (20/02) – 17h40

FOI APENAS UM ACIDENTE (Irã/França/Luxemburgo, 2025) – 10ª Semana
Direção: Jafar Panahi // 106 min. // 14 anos // Imovision
Sinopse: Quando o mecânico Vahid encontra por acaso o homem que acredita ter sido seu torturador na prisão, ele o sequestra decidido a se vingar. Mas a única pista sobre a identidade de Eghbal é o som peculiar de sua perna protética. Vahid então recorre a um grupo de outras vítimas libertas em busca de confirmação, e o perigo só aumenta. Enquanto enfrentam o passado e suas visões de mundo divergentes, o grupo precisa decidir: será realmente ele, sem dúvida alguma? E o que significaria, na prática, a retribuição?
Sala 2 – Sessões:
Quinta (19/02) – 13h30
Sexta (20/02) – 13h30

O AGENTE SECRETO (Brasil/França/Holanda/Alemanha, 2025) – 15ª Semana
Direção: Kleber Mendonça Filho // 158 min. // 16 anos // Vitrine Filmes
Sinopse: Brasil, 1977. Fugindo de um passado misterioso, Marcelo, um especialista em tecnologia, na casa dos quarenta, volta ao Recife em busca de um pouco de paz, mas percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
Sala 2 – Sessões:
Sábado (21/02) -13h40
Domingo (22/02) – 14h