Sefaz-CE e PRF identificaram esquema de transporte irregular de tecidos

19 de fevereiro de 2026 - 10:47 # # # #

Ascom Sefaz - Texto

Mais de 30 toneladas de mercadoria estavam sem a documentação fiscal necessária e permanecem apreendidas

Em uma operação conjunta no último sábado (14/02), a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptaram uma carga de tecidos com irregularidades fiscais e indícios de crime de falsificação.

A ação, ocorrida no posto da PRF em Itaitinga, identificou um veículo de carga que transportava um excedente de mais de 18 toneladas de tecidos sem a devida documentação fiscal.

As notas fiscais apresentadas somam 12,5 toneladas de mercadoria, mas a pesagem real revelou um total de 30 toneladas de tecidos. O excedente não declarado foi de 18,2 toneladas.

O condutor do veículo foi detido em flagrante por falsificação de documento público. Isso porque a placa original do semi-reboque havia sido trocada com o objetivo de burlar a fiscalização na entrada do Estado.

Empresa de Fachada

Diligências fiscais realizadas pela Sefaz-CE no endereço cadastrado da destinatária confirmaram que a empresa não funciona no local indicado, tratando-se de uma residência unifamiliar sem qualquer estrutura para atividade industrial.

Além disso, a sócia da referida empresa foi identificada como beneficiária de programas sociais, como o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial, o que reforça os indícios de utilização de “laranjas” para a prática de crimes tributários.

A Sefaz-CE reafirma seu compromisso com os contribuintes regulares e informa que o caso já foi encaminhado para a Delegacia de Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária (DCCOT) para as investigações criminais.