Artes visuais e infâncias são temas de roda de conversa promovida pelo Sobrado Dr. José Lourenço

20 de fevereiro de 2026 - 16:18 # # # #

Ascom Sobrado - Texto
Fernanda Siebra - Foto

A atividade acontece no Núcleo de Desenvolvimento da Criança no Campus do Pici – UFC

O Sobrado Dr. José Lourenço – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante – promoverá roda de conversa “O que nos narram as infâncias?” Arte, memória e ensino a partir das vivências, com a atriz Ana Patrícia Moura, no dia 25/02, às 14h30, no Núcleo de Desenvolvimento da Criança da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Pici.

A roda de conversa propõe um encontro sensível e dialógico entre público, obra e memória, a partir da exposição “Fazendo arte como não podia fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira. Tomando a infância como território de criação, liberdade e narrativa, a ação convida educadores, artistas e interessados a refletirem sobre como a arte pode inspirar práticas pedagógicas, mediações culturais e processos de auto-narração.

Além de se articular a arte-educação, a mediação cultural e a narrativa visual utilizando obras da exposição como disparadoras de diálogo, escuta e pequenas experiências práticas. A atividade é gratuita e tem classificação indicativa livre para todas as pessoas. Para participar basta se inscrever pelo link do Sympla

Sobre a ministrante

Possui graduação em Licenciatura em Teatro pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Pós graduada e especialista em Contação de História pela Faculdade Futura e Pós graduanda em arte-educação Senac-SP. Professora de contação de história e arte na educação básica da rede particular de ensino. Professora de teatro da Escola Pública de Teatro da Vila das Artes em Fortaleza-Ceará. Atriz e contadora de histórias, produtora, membro da Rede de Contadores de Histórias do Ceará. Pesquisadora, integrante do grupo de Estudos Crisálida Art&ducação em (trans)formação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e escritora do livro infanto-juvenil “A Árvore de Chinelos”.

Sobre o Sobrado

Construído na segunda metade do século XIX, o Sobrado é uma das primeiras edificações de três andares construída no Ceará. O nome é uma homenagem ao seu proprietário, o médico sanitarista Dr. José Lourenço de Castro e Silva (1803-1874). Foi tombado, em 2004 e restaurado em 2006, pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, e inaugurado em 31 de julho de 2007. Hoje, o Sobrado é um centro cultural aglutinador das artes visuais do Estado do Ceará que está em restauro para sua conservação preventiva. Realiza o programa “Percursos”, idealizado pelo Sobrado, que tem o objetivo de promover a formação e difusão e as expressões artísticas e culturais, através da parceria com instituições públicas e privadas que desenvolvem ações no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória.

Serviço

Artes visuais e infâncias são temas de roda de conversa promovida pelo Sobrado Dr. José Lourenço
Dia(s): 25 de fevereiro de 2026 (quarta-feira)
Horário(s): 14h30
Local: Núcleo de Desenvolvimento da Criança da Universidade Federal do Ceará (UFC) – (Campus do Pici, Bloco 859, Fortaleza/CE)
Inscrições pelo Sympla
Acompanhe a programação pelo Instagram: sobrado@154
Mais informações: ascom.sobrado@institutomirante.org | (85) 99986.5086 (WhatsApp)
Atividade gratuita
Classificação indicativa: Livre