Ceará registra menor taxa de desemprego da série histórica

20 de fevereiro de 2026 - 15:43 # # # #

Ascom SET - Texto
Thiago Gaspar - Casa Civil - Foto

O Ceará mantém a geração de empregos e encerra 2025 com a menor taxa da série histórica. Com resultado de 5%, a taxa de desemprego do Ceará no quarto trimestre de 2025 é a menor desde 2014. É o que aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Trimestral, divulgada nesta sexta-feira (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A taxa de desemprego de 5% do Ceará, no quarto trimestre de 2025, é a menor taxa dos estados da região Nordeste e está no mesmo patamar do Brasil (5,1%).

“Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a desocupação ficou em 5% no quarto trimestre de 2025. Resultado de ações concretas: atração de empresas, apoio ao empreendedor, qualificação profissional e investimento forte em educação. Mais gente trabalhando, renda circulando e o Ceará avançando. Seguimos abrindo novas oportunidades”, declarou o governador Elmano de Freitas em suas redes.

A população ocupada do estado chegou a 3,756 milhões de pessoas, 119 mil a mais que no mesmo período do ano passado. O nível de ocupação, que representa o percentual de ocupados na população em idade de trabalhar, chegou a 49,5%, também superior ao do mesmo trimestre de 2024. Importante destacar o crescimento de empregados no setor privado, com carteira, que saiu de 961 mil para 1.035 mil (uma elevação de 74 mil).

“Nos alegra verificar os resultados conquistados o longo do período, principalmente por saber que são mais oportunidades de crescimento e desenvolvimento para o povo cearense. Vamos continuar trabalhando para superar ainda mais os desafios, quer seja na geração de postos de trabalho ou no empreendedorismo, possibilitando o acesso à renda para nossa população,” complementa o secretário do Trabalho, Vladyson Viana.

A Pnad revela ainda a elevação do rendimento médio mensal real habitual de todos os trabalhos registrou um crescimento de 9% em relação ao mesmo período do ano anterior, alcançando o valor de R$ 2.429,00.

O número de pessoas que havia desistido de procurar emprego (desalentados) reduziu de 260 mil no quarto trimestre de 2025 para 188 mil no mesmo trimestre de 2025. Nesse contexto, houve uma redução em 72 mil pessoas se comparado com o mesmo período de 2023 (redução de 27,9%).

Considerando a taxa anual de desocupação de 2025, o Ceará registrou a 6,5%, o que representa também o menor valor já registrado para o estado.