Governo do Estado reforça trabalho da Adagri com entrega de 20 novos veículos; frota chega a 79 unidades
20 de fevereiro de 2026 - 12:37 #Adagri #Ceará #frota #Governo do Estado #novos veículos
Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Helene Santos | Carlos Gibaja - Casa Civil - Foto

Mais 20 novos veículos foram entregues pelo governador Elmano nesta sexta-feira (20), em Fortaleza
O Governo do Ceará investe para fortalecer a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) em todo o estado. Nesta sexta-feira (20), o governador Elmano de Freitas entregou mais 20 novos carros, totalizando 79 veículos entregues desde 2023. A solenidade foi realizada no Palácio da Abolição, em Fortaleza, com as presenças do secretário do Desenvolvimento Econômico, Domingos Filho, do presidente da Adagri, Elmo Aguiar, entre outras autoridades.
De acordo com o governador, a renovação da frota é uma das ações estratégicas para ampliar o atendimento prestado aos 184 municípios pelos 40 escritórios locais da Agência, garantindo maior presença em campo, agilidade nas ações sanitárias e maior eficiência nas atividades de fiscalização agropecuária.
“A Adagri protege as nossas produções agrícolas e rebanhos. São esses profissionais de várias áreas que trabalham para garantir que o Ceará, que tem um rebanho importante e produção de frutas, seja protegido”, disse Elmano de Freitas, também citando investimentos na reestruturação dos escritórios e realização de concurso público com 120 vagas.

Os 20 veículos serão distribuídos para as 14 regionais administrativas da Agência:
Regional Sertão de Sobral
Regional Litoral Norte
Regional Litoral Oeste/Vale do Curú
Regional da Serra da Ibiapaba
Regional do Centro Sul
Regional do Sertão Central
Regional Sertão de Canindé
Regional Maciço de Baturité
Regional do Vale do Jaguaribe
Regional Litoral Leste
Regional do Sertão dos Inhamuns
Regional Sertão dos Crateús
Regional do Cariri/Crato
Regional Metropolitana de Fortaleza

O titular da SDE, Domingos Filho, destacou que o trabalho dos profissionais da Adagri tem feito do Ceará uma referência em defesa sanitária nas 11 barreiras instaladas no estado. Com isso, a Agência passou de 100 para 25 mil fiscalizações realizadas por mês. “A segurança sanitária é uma exigência de todo o mundo. O consumidor está mais exigente para isso. Esse fortalecimento da Adagri em convocar novos servidores, estruturar e equipar mostra que o Ceará avançou nessa área, e os indicadores econômicos confirmam isso”, pontuou.

Um desses agentes é Eudson Queiroz, supervisor regional do Sertão de Canindé, que compreende os municípios de Boa Viagem, Madalena, Canindé, Caridade, Paramoti e Itatira. “Em Boa Viagem, especificamente, tem o terceiro maior rebanho bovino do estado, além da criação de caprinos e ovinos. O carro facilita o nosso deslocamento às propriedades rurais para ações de fiscalização e conscientização. A gente contribui para garantir que o alimento de origem animal ou vegetal chegue à mesa do consumidor com toda a conformidade que a legislação exige”, explicou.

Febre Aftosa
Em 2025, o Ceará conquistou o reconhecimento internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação, marco histórico para a pecuária cearense. Com o programa estadual de erradicação, foram imunizados 98,21% do rebanho bovino do Ceará, o que corresponde a aproximadamente 2.700.000 cabeças distribuídas nos 184 municípios do estado.
Além disso, 77,65% das propriedades rurais foram georreferenciadas, fortalecendo o controle sanitário, a rastreabilidade do rebanho e a segurança epidemiológica.
De acordo com Elmo Aguiar, a Adagri agora se prepara para a Campanha de Vacinação contra a Brucelose, que acontece em duas etapas com imunização de até 98 mil bezerras (cabeças) com idade entre 3 e 8 meses. “Estamos aguardando as vacinas adquiridas pelo Estado por meio da SDE. A gente vai orientar e conduzir a aplicação dessa vacina da Brucelose, que é uma doença prejudicial à saúde humana”, afirmou o presidente da Adagri.
