Cinema do Dragão recebe primeira edição da Mostra Espiral, com animações experimentais e programação gratuita
4 de março de 2026 - 16:42 #cinema #Dragão do Mar #gratuita #programação
Ascom Dragão do Mar - Texto e Foto
De 05 a 11 de março, o Cinema do Dragão, localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura — equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) — apresenta uma programação de exibições diversificada e compromissada com a pluralidade estética e temática do audiovisual, reunindo clássicos restaurados, estreias contemporâneas e uma mostra inédita dedicada ao cinema de animação em Fortaleza.
Vale reforçar que, até o dia 11 de março, a sala 2 do Cinema segue em manutenção para instalação de novo sistema de refrigeração, contemplando novas máquinas de ar condicionado na plateia, na cabine de projeção e no hall de entrada. Assim, a sala 1 segue concentrando uma agenda composta por produções como “O Agente Secreto” e o documentário “A Rebelião dos Jangadeiros” que instigam a refletir desde a efervescência urbana e industrial do Brasil dos anos 1960 às inquietações identitárias do cinema atual.
Estreia
Nesta quinta-feira, dia 5 de março, na sala 1, entra em cartaz a versão restaurada em 4k da obra “São Paulo Sociedade Anônima”, lançada originalmente em 1965 e dirigida por Luiz Sérgio Person. Integrando o projeto Sessão Vitrine Petrobras, a obra volta às salas de cinema em comemoração aos seus 60 anos. “São Paulo Sociedade Anônima” é ambientado nos anos 1950 e 1960, em plena euforia desenvolvimentista com a instalação da indústria automobilística estrangeira no país, e acompanha a vida de Carlos, um jovem da classe média que trabalha em uma fábrica de autopeças e vive um profundo conflito existencial diante da alienação do trabalho, relacionamentos superficiais e expectativas de ascensão social. Através desse olhar desiludido, Person constrói um retrato crítico e que segue muito atual da lógica empresarial e do crescimento urbano que moderniza a cidade, mas nem sempre melhora as relações humanas.
Também na sala 1, nos dias 7 e 8 de março, sábado e domingo, o Cinema do Dragão realiza sessões especiais do filme “Ato Noturno”, novo longa dos diretores brasileiros Marcio Reolon e Filipe Matzembacher, exibido no Festival de Berlim, em 2025. A obra é um suspense erótico que entrelaça desejo e performance em uma narrativa tensa e sensual sobre identidade e a constante gangorra entre o instinto de se render a ela e a pressão social para negá-la.
Espiral – Mostra Experimental de Cinema de Animação de Fortaleza
Entre os dias 10 e 14 de março, o Cinema do Dragão recebe a primeira edição da “Espiral – Mostra Experimental de Cinema de Animação de Fortaleza”. Com programação inteiramente gratuita, o evento foca na exibição e na reflexão sobre as produções nacionais e internacionais de cinema de animação, valorizando obras feitas a partir de processos manuais e pictóricos de artistas com poéticas artesanais. Abrindo a programação da mostra, nesta terça-feira, dia 10 de março, na sala 1, a sessão de abertura traz uma exibição especial de trabalhos do renomado animador brasileiro Marão. O cineasta estará presente e comentará ao vivo os trabalhos em exibição. Os ingressos podem ser retirados 1h antes do início da atividade, na bilheteria do Cinema do Dragão.
Além das exibições, a Mostra Espiral realiza oficinas, debates e masterclasses ao longo de cinco dias de programação, marcando um momento histórico com encontros de diferentes gerações de animadores do Ceará. Espiral é a primeira mostra do Estado dedicada unicamente ao cinema de animação e contará com sessões no Cinema do Dragão, atividades na Vila das Artes e na Escola Porto Iracema das Artes.
Serviço:
Programação Cinema do Dragão
*sujeita a alterações
SESSÕES ESPECIAIS
[Sessão Vitrine Petrobras] ATO NOTURNO (Brasil, 2025) – Sessões especiais
Direção: Filipe Matzembacher e Marcio Reolon // 117 min. // 18 anos // Vitrine Filmes
App acessibilidade: PingPlay
Sinopse: Um ator e um político vivem um caso em sigilo e, juntos, descobrem ter fetiche por sexo em lugares públicos. À medida que se aproximam do sonho da fama, mais intenso se torna o desejo de se colocarem em risco.
Sala 1 – Sessões:
Sábado (07/03) – 19h40
Domingo (08/03) – 19h
ESTREIA
[Sessão Vitrine Petrobras] SÃO PAULO SOCIEDADE ANÔNIMA (Brasil, 2026) – Estreia
Direção: Luiz Sergio Person // 107 min. // 12 anos // Vitrine Filmes
App acessibilidade: PingPlay
Sinopse: Carlos é o inspetor de qualidade de uma grande montadora paulista. Ele progride até se tornar sócio de uma fábrica de autopeças. Apesar do sucesso profissional e da vida afetiva estável, ele vive insatisfeito. Sem estímulo ou perspectivas de se opor à condição que tanto rejeita, só resta a Carlos fugir.
Sala 1 – Sessões:
Quinta (05/03) – 19h50
Sexta (06/03) – 19h50
Sábado (07/03) – 17h40
Domingo (08/03) – 17h
EM CARTAZ
A REBELIÃO DOS JANGADEIROS (2025) – 3ª Semana
Direção: Cinthia Medeiros e Demitri Túlio // 90 min. // Livre // Kajá Filmes
Sinopse: Longa documental que revive o ano de 1881 quando jangadeiros cearenses se rebelam recusando-se a transportar povos escravizados para os navios que os levariam para os seus novos “patrões” no sul e sudeste da então colônia Brasil.
Sala 1 – Sessões:
Quinta (05/03) – 18h
Sexta (06/03) – 18h
Sábado (07/03) – 16h
YES (França/Israel/Alemanha, 2025) – 3ª Semana
Direção: Nadav Lapid // 150 min. // 16 anos // Imovision
Sinopse: Y., um músico de jazz em decadência, e Jasmine, sua esposa dançarina, sobrevivem oferecendo sua arte e seus corpos a quem estiver disposto a pagar. Quando despertam o interesse de figuras influentes, passam a se apresentar para a elite do país. Mas tudo muda quando Y. recebe uma nova missão: compor o novo hino nacional em troca de uma quantia impensável. Dizer “sim” sempre foi parte do jogo, mas o preço do sucesso pode ser a sua própria consciência.
Sala 1 – Sessões:
Terça (10/03) – 16h50
Quarta (11/03) – 16h50
HAMNET: A VIDA ANTES DE HAMLET (Reino Unido, 2025) – 8ª Semana
Direção: Chloé Zhao // 125 min. // 16 anos // Universal
Sinopse: Um dos mais importantes escritores do cânone ocidental, William Shakespeare vive uma tragédia ao lado de sua esposa Agnes quando o casal perde o filho de 11 anos para uma das várias pragas que assolaram o século XVI. Hamnet era o nome do menino. Explorando os temas da perda e da morte, o filme acompanha a rotina e o dia a dia de uma família, as alegrias e as tristezas de viver numa pequena vila na Inglaterra do passado e a história de amor poderosa que inspirou a criação da peça Hamlet.
Sala 1 – Sessões:
Quinta (05/03) – 15h40
Sexta (06/03) – 15h40
Sábado (07/03) – 13h40
FOI APENAS UM ACIDENTE (Irã/França/Luxemburgo, 2025) – 12ª Semana
Direção: Jafar Panahi // 106 min. // 14 anos // Imovision
Sinopse: Quando o mecânico Vahid encontra por acaso o homem que acredita ter sido seu torturador na prisão, ele o sequestra decidido a se vingar. Mas a única pista sobre a identidade de Eghbal é o som peculiar de sua perna protética. Vahid então recorre a um grupo de outras vítimas libertas em busca de confirmação, e o perigo só aumenta. Enquanto enfrentam o passado e suas visões de mundo divergentes, o grupo precisa decidir: será realmente ele, sem dúvida alguma? E o que significaria, na prática, a retribuição?
Sala 1 – Sessões:
Quinta (05/03) – 13h40
Sexta (06/03) – 13h40
O AGENTE SECRETO (Brasil/França/Holanda/
Direção: Kleber Mendonça Filho // 158 min. // 16 anos // Vitrine Filmes
Sinopse: Brasil, 1977. Fugindo de um passado misterioso, Marcelo, um especialista em tecnologia, na casa dos quarenta, volta ao Recife em busca de um pouco de paz, mas percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
Sala 1 – Sessões:
Domingo (08/03) – 14h
Terça (10/03) – 14h
Quarta (11/03) – 14h
MOSTRA ESPIRAL
Sala 1 – Sessão Espiral 1
Terça (10/03) – 19h30
MEDO E DELÍRIO EM NILÓPOLIS: MARÃO POR MARÃO (Brasil, 2025)
Direção: Marão // 35 min. // 12 anos
Sinopse: Um programa com trabalhos de Marão pouco conhecidos ou inéditos do grande público, resgatados dos arquivos de mais de quarenta anos do artista.
Sessão com a narração e comentários ao vivo de Marão.
Sala 1 – Sessão Espiral 2
Quarta (11/03) – 19h30
PROGRAMA DE CURTAS “CADA-VER-ANIMADO: AUTORIAS PULVERIZADAS, UM TUDO EM PARTES, PARTES DE UM TODO”
Filmes:
Angeli The Killer – Momento Psicodélico por Nara Normande (1’) – 2017
AniMAM – Fayga Ostrower – Nara Normande (2’32’’) – 2020
My God, It’s Full of Stars, de Daniel Bruson com Maria Popova (2’18’’) – 2022
Carne (2019), Camila Kater (12’12’’)
Poesia Animada Contra a Violência de Gênero, GDM (3’) – 2025
Revoada – Tuan Fernandes, Gabrielle Neara, Dinorá Melo (3’22’’) – 2025
Trecho Cadaver Animado, org. Beto Uechi – animas Marão / Wilson Lazaretti, etc (5’20’’) – 2025
Cadavere Squisiti – Spazio Marte (2’50’’) – 2024
Safo – Rosana Urbes (12’19’’) – 2025
