Pode Sanear: podcast aborda os desafios da gestão hídrica do Ceará em novo episódio

7 de março de 2026 - 11:01 # # # # # #

Ascom Cagece

Está no ar o quarto episódio do Pode Sanear, o podcast da Cagece. Em entrevista com o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Yuri Castro, o podcast apresenta os desafios da companhia na operação e manutenção dos principais reservatórios do estado. O episódio está disponível nas principais plataformas de streaming e também no canal da Cagece no YouTube.

Yuri explica como funciona o trabalho da COGERH na gestão dos reservatórios do Ceará e do papel ativo da companhia na convivência com a seca, que gerou projetos como o Malha d’Água, uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará em parceria com a Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará para garantir água tratada a municípios do interior, especialmente no Sertão Central. “É o principal aprendizado dessa seca passada [o Malha d’Água]. O que está sendo construído: a água sai do açude Banabuiú, é tratada com ultrafiltração de qualidade, abastece 9 sedes municipais e 38 distritos. Que foram os municípios que tiveram mais problemas nessa seca”, explica.

O presidente ainda fala sobre a companhia ter virado referência para outros estados, pela gestão participativa e o modelo estratégico de trabalho em parceria com a Cagece e outros órgãos. “Nós sempre somos convidados e recebemos diversos estados aqui, como Paraíba, Piauí e Pernambuco. A participação efetiva dos comitês de bacias na gestão participativa dos recursos hídricos. Esse modelo que foi criado não tem em nenhum lugar do Brasil. A gente tem colaborado para divulgar isso, fazer treinamentos com outros estados e outros órgãos”, finaliza.

Serviço

Pode Sanear Ep. #4: A gestão das águas cearenses
Onde encontrar: Spotify, Deezer, Amazon Music e YouTube