Secretaria do Trabalho lança curso de formação para gestores de Economia Solidária
23 de março de 2026 - 15:52 #curso #Economia Solidária #formação #trabalho
Ascom SET - texto
O Governo do Ceará, por meio da Coordenadoria de Economia Popular Solidária da Secretaria do Trabalho do Estado (SET), dará início, nesta terça-feira (24), ao 1º Curso Estadual de Formação de Gestores de Políticas Públicas de Economia Popular Solidária. A demanda é proveniente das deliberações do PPA 2024-2027 e foi referenciada nos ciclos das conferências territoriais do setor, realizadas nos anos de 2024 e 2025.
O curso acontecerá na modalidade híbrida, com carga de 40 horas, e deverá certificar cerca de 50 pessoas. O principal objetivo é capacitar gestores das esferas governamentais e societais para planejar, implementar, monitorar e avaliar políticas públicas na área da Economia Popular Solidária.
Entre os parceiros na iniciativa estão a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará juntamente com a Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária, o Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará e as Incubadoras de Empreendimentos Solidários da Universidade Federal do Cariri e Universidade Estadual Vale do Acaraú.
Para a aula inaugural, estão previstas as presenças do secretário do Trabalho, Vladyson Viana; do diretor de Formação e Pesquisa na Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, Sérgio Godoy; do secretário executivo da Rede Nacional de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária, Jairo Santos, e da profa. do Programa de Pós Graduação em Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará, Nazaré Soares. A mediação ficará por conta da coordenadora de Economia Popular Solidária da Secretaria do Trabalho do Governo do Ceará, Victoria Paiva.
Com o tema “Mudanças no mundo do Trabalho, desafios e possibilidades para o fortalecimento da Economia Solidária”, o evento vai acontecer no auditório da SET às 13h.