Pinacoteca do Ceará realiza aula aberta sobre museologia indígena e a formação do acervo do Museu Kanindé

9 de abril de 2026 - 14:25 # # #

Ascom Pinacoteca do Ceará - texto e foto

No dia 17 de abril, o pesquisador Suzenalson Kanindé discute como o povo indígena de Aratuba (CE) protagoniza a construção de seu próprio espaço de memória e resistência

A Pinacoteca do Ceará, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerida em parceria com o Instituto Mirante, recebe na sexta-feira, dia 17 de abril, o pesquisador Suzenalson Kanindé para a aula aberta “Museologia indígena e o processo de formação do acervo do Museu Kanindé”. A atividade começa às 17h no auditório do museu, com acesso inteiramente gratuito e é acessível em Libras. Ao todo, são oferecidas 100 vagas preenchidas por ordem de chegada, com entrada a partir de uma hora antes do início do encontro.

Na aula, Suzenalson abordará como o povo indígena Kanindé, localizado em Aratuba (CE), tem realizado um método museológico próprio, protagonizando a construção de um museu como espaço de memória e um centro de documentação em seu território. O projeto vai além da guarda de objetos, funcionando como uma ferramenta de resistência, afirmação étnica e luta pela demarcação do território. Através desse processo, a comunidade garante autonomia na construção de suas narrativas e na valorização dos conhecimentos tradicionais.

O encontro pretende compartilhar as experiências práticas da museologia indígena no Ceará e a importância de preservar ritos, saberes e a relação com o ecossistema local. O objetivo é discutir o direito dos povos originários à memória preservada em seus próprios territórios. A aula propõe um diálogo sobre como esses processos de formação de acervo fortalecem a identidade e a cultura indígena de forma coletiva.

Suzenalson Kanindé

uzenalson Kanindé é uma liderança indígena e pesquisador com sólida trajetória no campo do patrimônio e da memória. Graduado em Licenciatura Intercultural Indígena pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Mestre em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), ele é atualmente doutorando em História Social pela UFC. Coordenador de Ações Culturais no Ponto de Cultura e Memória Museu Indígena Kanindé, Suzenalson atua como articulador da Rede Indígena de Memória e Museologia Social no Brasil. Sua experiência institucional inclui a participação como membro titular no Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), além de integrar o Comitê Gestor de Políticas Culturais Indígenas da Secult-CE.

Pinacoteca do Ceará

Inaugurada em dezembro de 2022 pelo Governo do Ceará, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 272 mil visitantes.

Serviço

17/4/2026 | sexta-feira | 17h às 19h

[AULA ABERTA]

Museologia indígena e a formação do acervo do Museu Kanindé

Com Suzenalson Kanindé

Local: Auditório

Classificação Indicativa: Livre

Gratuito. 100 vagas disponíveis por ordem de chegada