Parcerias garantem mais de mil vagas de capacitação profissional a egressos do sistema penitenciário do Ceará

21 de setembro de 2021 - 15:59 # # # # # # # # #

Ascom SAP

A qualificação profissional é um dos caminhos mais certeiros para quem deseja entrar no mercado de trabalho. Ciente dessa perspectiva, a Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso da Secretaria da Administração Penitenciária acaba de disponibilizar mais de mil vagas, em dez cursos profissionalizantes gratuitos, para pessoas que já estiveram privadas de liberdade no sistema penitenciário.

A ação é possível graças as parcerias com a Enel Ceará, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Ceará), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), a empresa Amanco e a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos (SPS).

As aulas iniciam essa semana e ofertam 1.028 vagas para diversos cursos. A qualificação é dividida nas áreas de costura, panificação, gastronomia, bombeiro, pedreiro, agente de conservação e limpeza, recepcionista, assistente administrativo, programação em nuvens e cabeleireiro.

Para fazer a inscrição, os assistidos devem procurar a Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe). Os cursos possuem turmas nos turnos manhã e tarde e as aulas serão realizadas nas sedes do Senai Jacarecanga, Senai Parangaba, Cispe e UTD.

A responsável pela Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe), Cristiane Gadelha, ressalta que a iniciativa desenvolve atividades em prol da reintegração social do interno. “Ao longo desses anos conquistamos a confiança de vários parceiros. Por acreditarem na causa, eles estão contribuindo com a paz social ao permitir que esses egressos tenham a oportunidade de serem reinseridas na sociedade através do mercado de trabalho. Ao longo do ano, mais de 1500 egressos procuram a coordenadoria e com esse trabalho resgatamos a auto estima, a cidadania e a esperança de um futuro melhor dessas pessoas”, afirma.

Inscrição

Os egressos interessados em participar dos cursos devem ligar para os telefones 3101.7720 e 3101.7725, ou se dirigir diretamente a Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (CISPE) na avenida Heráclito Graça, 600, de 8h às 17h.