Festas de final de ano aumentam procura por romã na Ceasa em Maracanaú

26 de dezembro de 2022 - 15:02 # # # # #

Helena Demes- Ascom Ceasa Texto
Thiara Montefusco Foto

Produto muito consumido nas festas de Natal e Ano-Novo, a romã é destaque neste início de semana no entreposto da Ceasa em Maracanaú, onde a procura pelo produto vem crescendo nas últimas semanas do ano, sendo encontrado a R$ 31,00/kg. A fruta é uma das mais saudáveis do planeta, podendo ser consumida in natura, como suco ou chá da sua casca, este último um grande aliado no tratamento de dores de garganta. Com ação antibacteriana e antifúngica, o romã também pode proteger de gengivite, periodontite e estomatite dentária.

No Brasil, o consumo de romã é mais frequente em dezembro, durante as festas de final de ano, não sendo tão popular nos outros meses do ano. Porém, em alguns países como a Inglaterra, considerado o maior comprador da fruta, a romã é utilizada o ano todo, principalmente em zonas de mineração, uma vez que a fruta é rica em manganês, que atua contra a contaminação por metais pesados.

A romã é rica em vitamina C, vitamina K, vitaminas do complexo B, fibras e ácido fólico, melhorando o sistema imunológico. Seus antioxidantes ajudam o corpo a se proteger dos radicais livres. Essas moléculas atuam nas células do corpo causando envelhecimento prematuro, doenças cardíacas, doença de Alzheimer e até câncer.

Por causa da abundância de sementes, as romãs eram consideradas símbolos de fertilidade pelas antigas culturas do Egito, Grécia e Roma. A Bíblia dos Hebreus registra muitas referências à fruta, e sua imagem foi usada extensivamente em moldes e esculturas de pedra encontradas no templo de Salomão em Jerusalém, Israel. Além disso, a romã é uma fruta considerada um alimento afrodisíaco natural.