Em parceria com Mercado AlimentaCE, restaurante Pachamama ensina a fazer casquinha de carne de caju

13 de fevereiro de 2023 - 11:27 # # # #

Ascom MercadoAlimentaCE - Texto

O prato será apresentado na segunda live “Delícias do Mercado”, na próxima terça-feira, 14 de fevereiro, pelo Instagram

A série de lives “Delícias do Mercado” segue mostrando o preparo de alguns dos pratos mais pedidos nos restaurantes do Mercado AlimentaCE – que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Mirante. A segunda edição será nesta terça-feira (14), com o restaurante Pachamama. Desta vez, o público aprenderá a fazer uma casquinha de carne de caju.

O evento online acontece pelo Instagram do Mercado, a partir das 16h, e quem prepara a refeição vegana é Karol Magalhães e Ariadna Mendes, cozinheiras e proprietárias do restaurante. Fruta tradicional do Nordeste brasileiro, o caju é bastante utilizado em receitas veganas substituindo carnes como a de frango.

A casquinha de carne de caju compõe o cardápio do Pachamama durante o período de operação no Mercado AlimentaCE, iniciado em dezembro de 2022.

Ocupação Temporária

A ocupação temporária dos restaurantes do Mercado AlimentaCE, que integra o Complexo Cultural Estação das Artes, foi iniciada em 7 de dezembro e seguiu até o final do mês de janeiro, sempre aos finais de semana, durante as programações artísticas da Estação. Nesse período, casas já estabelecidas na Cidade, como Mua Tuá, Pachamama, Mormaço e Sorvete da Reserva iniciaram a operação dos cinco restaurantes e do bistrô, junto a Tacos Burguer e Cozinha do Deyme, empreendedores do bairro Moura Brasil.

Durante o mês de fevereiro, os restaurantes estarão fechados para realização de melhorias do espaço físico. As operações retornarão em março. Aos sábados, o Mercado realiza feira gastronômica e, aos domingos, oferece também feira agroecológica.

Sobre o Pachamama

O Pachamama Cultural surgiu da ideia de juntar arte e culinária vegana num ambiente aberto ao diálogo sobre questões que impactam positivamente a sociedade. Para além de ser apenas um restaurante, o Pachamama pensa a cultura como instrumento primordial de aproximação com novas formas de consumo e alimentação. Gerido por duas mulheres, a internacionalista Karollina Magalhães e a nutricionista Ariadna Mendes, o Pachamama é uma das opções de menu completamente vegano em Fortaleza, além de ser um espaço de fruição artístico-cultural.

Sobre o Mercado AlimentaCE

O Mercado AlimentaCE é um espaço para vivenciar o Ceará de comer. Um dos equipamentos públicos que integram o Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza, é um lugar para experimentar, aprender sobre e adquirir alimentos cearenses de qualidade, que contam histórias e trajetórias de toda a cadeia produtiva local. Tem como diretriz ser um polo de referência gastronômica no país e salvaguardar a gastronomia e cultura alimentar cearense, com sua diversidade e origem. Conta com seis restaurantes em ocupação temporária, realiza feiras gastronômicas e agroecológicas aos finais de semana e, em breve, terá uma loja de produtos alimentícios tipicamente cearenses.

Integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante.

Serviço

O que: Live Delícias do Mercado, com Pachamama – Casquinha de carne de caju
Quando: Terça-feira, 14 de fevereiro, às 16h
Onde: Instagram do Mercado AlimentaCE
Gratuito