Lugar de memória, cultura, diversidade e conhecimento, Biblioteca Pública do Ceará completa 156 anos no próximo dia 25

21 de março de 2023 - 14:41 # # # #

Ascom Bece - Texto e Fotos

Maratona de narradoras de histórias, encontro internacional de mulheres cordelistas, abertura de acervo de cordéis, programação infantil, lançamento de livro e atividades culturais fazem parte da programação

O equipamento cultural mais longevo do Estado, a Biblioteca Pública do Ceará (Bece), considerada um espaço-símbolo, completa 156 anos no mês de março. Para celebrar a data, a biblioteca-parque preparou uma programação diversificada, que ocorre entre os dias 20 e 26 de março, em diferentes formatos: na sede da biblioteca, em cinco cidades do Estado, em escola pública e virtual. Todas as atividades oferecem acesso gratuito.

“Partilhar o mundo todo para todo mundo”. A programação especial tem início com clube de leitura e a Maratona de Narradoras “Histórias de Contadores e Contadoras de lá e de cá”. A Maratona também comemora o Dia Internacional dos Contadores de Histórias (20) e ocorre desde o dia 18 e vai até o dia 20 de março nas cidades de Iguatu, Barbalha, Itaitinga, Pacajus e Fortaleza.

Já nos dias 21, 22 e 24, a Bece realiza o Encontro Internacional de Mulheres Cordelistas, com rodas de conversa, homenagens e a abertura ao público do Acervo de Cordéis produzido por mulheres — que somam 200 títulos de 12 autoras.

No dia 24, a Biblioteca Pública celebra os seus 156 anos com uma grande festa que contará com feira literárias, sarau, apresentações literárias e musicais, maracatu, batalha de rap e muito mais.

Para a superintendente da Bece, Suzete Nunes, a Casa chega aos 156 anos com a consolidação de seu novo conceito, biblioteca-parque: “desde sua reabertura, a Bece, que é lugar de encontro e formação de gerações de leitores e pesquisadores, é também lugar de atividades culturais, educativas e formativas.”, afirma a superintendente, que completa: “o novo conceito da Biblioteca trilha caminhos de inclusão e cidadania ao se expandir e levar atividades para diferentes bairros de Fortaleza e regiões do Estado. A nossa Biblioteca chega aos 156 anos moderna e construindo futuros.”.

Inaugurada em 25 de março de 1867, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) — equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) — passou por uma ampla modernização e reabriu as portas em agosto de 2021 com novos espaços e acervo ampliado, cumprindo a missão de difundir o livro, a leitura e a informação, além de promover a fruição da arte, do lazer e da cultura. Com mais de um século e meio de atividade, a Biblioteca Pública é uma referência para a população cearense, como depositária do acervo bibliográfico do estado e como guardiã de um dos mais importantes acervos do país.

Ler, escrever, dialogar, pensar… Para Enide Vidal, a Bece tem uma relação profunda com o livro, o conhecimento, a Cidade de Fortaleza e o Estado do Ceará. “A Bece é uma entidade guardiã da memória. Que a nossa Biblioteca Pública tenha muitos mais anos de vida pela frente, cumprindo seus propósitos e alimentando de informação e cultura as almas cearenses.”, comemora a Diretora.

Maratona de Narradoras

A Bece realiza o “Histórias de Contadores e Contadoras de Cá e de Lá” em parceria com a Rede de Narradores de Histórias do Ceará. As apresentações serão realizadas por mulheres narradoras e acontecem nos dias 18 e 20 de março nas cidades de Iguatu, Barbalha, Itaitinga, Pacajus e Fortaleza. A cidade de Iguatu recebeu a narradora Carlê Rodrigues no dia 18/3, às 15h, na Praça da Juventude, Ocupação Filadélfia. No dia 20/3 ocorre uma Maratona de Narradores nas cidades de Fortaleza, Barbalha, Itaitinga e Pacajus. Às 10h, Claudia Machado, Deniz Machado e Lourene Pinheiro estarão na Biblioteca Comunitária Laura Barros de Lima, em Itaitinga. Já em Pacajús, Elzilene Nóbrega se apresenta às 15h, no Centro Cultural Maloca dos Brilhantes. A Escola de Saberes de Barbalha recebe Elisabete Pacheco, Conceição de Maria, Jerônimo Gonçalves, Aline Sousa, Regiane Rodrigues, Dasdores Santos e Rebeca Baía, também às 15h. Por fim, Nádia Aguiar, Luiza Torres e Ana Patrícia Moura se apresentarão, às 15h, no Espaço Popular de Artes, em Fortaleza.

Encontro Internacional de Mulheres Cordelistas

Destaque na programação do mês, o Encontro Internacional de Mulheres Cordelistas é realizado em parceria com a Rede Mnemosine de Mulheres Cordelistas, Xilógrafas, Cantadoras e Repentistas e ocorre em formato híbrido entre os dias 21 e 24 de março. A programação conta com duas mesas temáticas virtuais, com transmissão ao vivo pelo canal de youtube da Bece.

A primeira mesa ocorre às 10h do dia 21, conta com a temática “Cantoria e poesia popular feminina no Brasil e em Portugal”, realiza uma homenagem à Mestra Josenir Lacerda e traz Fanka Santos (Brasil), Ria Lemaire (França), Josy Correia (Brasil/Portugal) e Milene Mendonça (Portugal).

A segunda mesa aborda a temática “Mulheres na poesia e na arte popular: os movimentos contemporâneos no cordel e na xilogravura”, ocorre às 10h do dia 22 e conta com a participação de Julie Oliveira (CE), Paola Torres (CE), Lucélia Borges (SP), Josy Correia e Luciana Costa (Brasil/Portugal).

Já no dia 24, às 15h30, na sede da Biblioteca, é realizada a abertura ao público do Acervo de Cordéis produzido por mulheres, uma coleção especial de folhetos e livros de poesia popular. O momento conta com a participação de Vânia Freitas, Ivonete Morais e Mariana de Lima.

Dia Internacional da Síndrome de Down

No dia 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down, a Bece, em parceria com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), realiza uma série de atividades para promover a inclusão e o empoderamento das pessoas com síndrome de Down. Como destaque, será exibido o filme “Expedição 21”, às 14h, no Auditório do CDMAC. Após a sessão, será realizada uma roda de conversa sobre o anticapacitismo, na qual os participantes discutirão as diferentes formas de preconceito e discriminação e as estratégias para combatê-las.

Uma festa para todas as idades

No dia 24, a partir das 16h, uma grande festa toma conta da Biblioteca Pública. Com uma programação diversificada a celebração dos 156 anos inicia com Abertura do Acervo de Mulheres Cordelistas da Bece, às 16h. Em seguida, acontece a Batalha Cururu Skate e Rap. O Coral da Bece se apresenta às 16h50. Já às 17h30, inicia o Sarau da Bece.

Como parte da programação e em celebração do Dia do Maracatu Cearense (25), o Maracatu Vozes da África, um dos mais antigos da cidade, inicia sua apresentação às 18h30. Na sequência, Parahyba e a Cia. Bate Palmas apresenta um show vibrante e participativo, onde destacam-se os ritmos brasileiros, em especial os nordestinos. Ainda celebrando o nordeste, o cantor e compositor Juruviara encerra a programação com o Forró Manzape, a partir das 19h30. No show, o repertório do grupo irá transitar pela tradição festiva do Nordeste, trazendo o Forró em todas as suas vertentes: passeando pela tradição do Rei Luiz Gonzaga e do mestre Jackson do Pandeiro, até chegar ao forró contemporâneo dançante com muita personalidade e alegria. A celebração ocorre na Calçada da Bece, aberta a todos os públicos.

E mais

Uma festa para todas as idades. A programação voltada ao público infantil será realizada no dia 26. O espetáculo “Três Histórias” com Gal Saldanha será realizado no dia 26, às 10h e às 15h. Já às 14h também do dia 26, acontece o RPG na Bece, com o tema “Jornada dos Guardiões da Biblioteca”.

O Rolê da Bece será realizado na terça-feira (21) na Escola EEMTI Monsenhor Dourado: às 14h é realizada a roda de conversa “Há espaço para biblioteca em uma escola? A relação de adolescentes com a leitura e literatura” com Tuyra Andrade e Jessika Sousa. Na sequência, às 15h30, é realizado o Sarau com Pretarau.

Como atividade integrante do Temporada de Arte Cearense (TAC), a Biblioteca Pública recebe na quarta-feira (22), às 16h, a roda de conversa “Cirandas de saberes artísticos e culturais da lusofonia” com Tainara Eugenio, Matheus Santos, Pedro Capitango, Borboleta Raiely e Fernanda Damião.

Na quinta-feira, dia 23, às 15h, a professora Dra. Virgínia Bentes participa do programa Descobertas da Pesquisa Acadêmica onde discorrerá sobre o tema “Meninas e mulheres nordestina na ciência da Informação e Biblioteconomia”. A live acontece no Youtube da Bece e a mediação será feita por Valesca Dantas.

Movimento pioneiro de luta abolicionista. Encerra a programação do dia 23, o escritor Vinícius Ferraz com o lançamento do livro “O liberto e a revoada do dragão”, às 18h. O livro voltado para o público jovem trata das histórias de vida do ex-escravizado José Luís Napoleão (Liberto Napoleão) e de Chico da Matilde (Dragão do Mar) e de como mobilizaram a Greve dos Jangadeiros para o fechamento do porto de Fortaleza ao tráfico-interprovincial.