PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Governadora

Izolda Cela

Maria Izolda Cela de Arruda Coelho é Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). É graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará com Especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Integrou a Secretaria de Educação do Município de Sobral-CE de 2001 a 2003, como Secretária Adjunta de Educação e de 2004 a 2006 como Secretária de Educação. Foi uma das grandes responsáveis pelo case de sucesso educacional criado no município. Sobral virou referência nacional, saltando de um longínquo 1.366º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para o topo da lista.

A partir de 2007, exerceu o cargo de Secretária Estadual de Educação até abril de 2014. Na pasta, ajudou na implementação de diversas ações como a produção de material didático próprio, hoje utilizado por diversos estados; a universalização de métodos entre os municípios, criando uma unidade e auxiliando no desenvolvimento como um todo; a implantação de premiações para escolas, servidores e alunos, além do repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) ser realizado baseado nos resultados educacionais de cada município, se tornando, na prática, um incentivo importante para o Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic).

Foi vice-governadora do Estado do Ceará entre 2015 e março de 2022. À frente do órgão, ficou responsável pela coordenação de programas sociais e projetos de prevenção à violência, em especial destinados para a juventude. Além disso, como vice-governadora também realizou acompanhamento e apoio a políticas sociais desenvolvidas pelas setoriais do Governo do Estado.

Em abril de 2022, tornou-se a 213ª governante do Ceará, sendo a primeira governadora efetiva do Estado, cargo que ocupa atualmente.