PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

Governador

Elmano de Freitas

Elmano de Freitas da Costa nasceu em 12 de abril de 1970, no município de Baturité, filho do agricultor Francisco Feitosa da Costa, o “seu Odilon”, e da professora Elma de Freitas da Costa. É casado com a administradora Lia Freitas e pai de quatro filhos.

Viu no estudo do Direito a oportunidade para ampliar o trabalho com os mais vulneráveis, que começou a trilhar ainda nas Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica. Formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), defendeu interesses dos trabalhadores de todo o Brasil nas mais altas cortes do País.

Atuou como secretário de Educação de Fortaleza e coordenador do Orçamento Participativo, da Prefeitura de Fortaleza. Em 2014, foi eleito deputado estadual pela primeira vez, tendo tido o mandato renovado quatro anos depois.

Nos anos em que esteve na Assembleia Legislativa, propôs leis e ajudou a articular e aprovar inúmeras medidas em prol do desenvolvimento do Ceará e dos cearenses.

Em outubro deste ano, Elmano de Freitas foi eleito, ainda no 1º turno, com 2.808.300 votos para governar o Ceará, ao lado de Jade Romero. Missão que se inicia neste 1º de janeiro.

Vice-governadora

Jade Romero

Vice-governadora eleita do Ceará, Jade Afonso Romero é graduada em Gestão Pública pela Universidade de Fortaleza (Unifor), Especialista em Políticas Públicas, pela Universidade Gama Filho e Mestranda em Administração Pública, pela Universidade de Lisboa. Foi secretária-executiva do Esporte do Governo do Ceará na gestão Camilo Santana. Foi secretária de Participação Popular de Fortaleza e já representou o Brasil na reunião jovem dos Brics. Foi ainda presidente da Juventude do MDB no Ceará e presidente do MBD Mulher, além de membro da executiva de Juventude do MDB nacional e conselheira de Juventude. Em 2018, Jade Romero participou da Oficina de Jovens Líderes da América Latina.