Tempo de Brincar
O Tempo de Brincar foca nos benefícios para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças.
Brinquedopraça
– Revitalização de praças já existentes, por meio da instalação de brinquedos adequados a cada etapa do desenvolvimento infantil.
– Possibilita uma melhor qualidade de vida e o desenvolvimento integral das crianças em suas capacidades emocionais, motoras e cognitivas.
– 132 equipamentos entregues e mais 163 em andamento, em fase de licitação ou execução, sendo um total de 295.
Praças Mais Infância
– Espaços compostos por playgrounds, quadras poliesportivas, áreas de convivência, bicicletário, para realização de atividades artísticas, culturais, educacionais e de lazer.
– No total, serão entregues 33 praças, dos quais vinte e duas já foram instaladas e o restante está em execução ou licitação.
Brinquedocreche
– Equipamento entregue em 35 municípios, que disponibiliza locais voltados para crianças da pré-escola, e mais 150 em licitação.
– O espaço possui nove brinquedos, como gira-gira, gangorras, balanço, casinha, túnel, travinha e tapete de EVA.
Espaço Mais Infância
– Local composto de brinquedoteca, biblioteca infantil, sala de multimídia, cozinha gourmet e cineminha.
– Em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc-CE), já foram atendidas 125 mil crianças e 21 mil pais visitantes e participantes.
Arte na Praça
– Acesso às atividades de cultura e lazer, uma vez ao mês, promovendo o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e as relações intergeracionais.
– 169 edições realizadas, em 117 municípios, visando transformar as praças em ambientes propícios para o desenvolvimento infantil.
Praia Acessível
– Mais de 8 mil atendimentos nas duas estações do projeto, em Fortaleza e Caucaia.
– Mais duas estações foram licitadas para implantação nos municípios de Jijoca de Jericoacoara (Praia de Jericoacoara) e de Aracati (Praia de Majorlândia).
Educação Ambiental
– Realização do plantio de mudas de árvores frutíferas e ornamentais durante entrega de equipamentos, para promover a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável, além de contribuir para o bem-estar de uma infância saudável. A ação é realizada por crianças com o auxílio de técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que também doam mudas para a população local.
Edital Cultura Infância
– Lançamento do primeiro edital cultura infância, fruto do Plano de Cultura Infância do Ceará, que selecionou 25 projetos de todo o Estado com um investimento total de R$ 1 milhão. Iniciativa pioneira no País com o objetivo de garantir o direito da criança à cultura, à arte para sua fruição, formação e ampliação dos seus repertórios artísticos e culturais.
Série “Tempo de Brincar”
– Lançamento da série “Tempo de Brincar”: produção de cinco documentários que falam das formas de brincar das crianças do Ceará. Em parceria com a TVC, Instituto Dragão do Mar e o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Cidade da Criança do Hospital Albert Sabin
– Inauguração de um espaço voltado para terapia recreativa, por meio de uma parceria público-privada com o Hias e o Grupo M.Dias Branco, em dezembro de 2016.