Gestantes da Sesa são vacinadas contra H1N1

13 de abril de 2010

Das 8h30min até às 16 horas desta quarta-feira, 14, a Secretaria da Saúde do Estado mobiliza e todas as grávidas da instituição para vacinar contra a Influenza A H1N1. A vacinação será na própria Sesa, no espaço Rodolfo Teófilo, Avenida Almirante Barroso, 600.  “Queremos com essa mobilização mostrar para todas as grávidas de que a vacina é segura e é a melhor forma de prevenção contra a doença, que em 2009 matou três pessoas no Ceará e quatro este ano”, afirma o médico Manoel Fonsêca, coordenador de promoção e Proteção à Saúde da Sesa. Desse total de óbitos confirmados, dois foram de grávidas. Segundo Manoel Fonsêca, nenhum caso grave de reação à vacina foi registrado no Ceará. “Até agora tudo dentro dos eventos adversos previstos. Somente em alguns casos houve registro de febre e dor de cabeça, sem necessidade sequer de internação”, informa.

 

Até a manhã desta terça-feira, 13 de abril, o Ceará havia vacinado 39,9% das gestantes da meta de imunizar 153 mil e 275 contra o vírus H1N1 em todo o Estado. Para mobilizar ainda mais esse grupo, protegendo a saúde das mães e dos bebês, a Sesa está enviando aos prefeitos e secretários de municipais de saúde um ofício, recomendando a elaboração e execução de novas estratégias com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal.

 

Além das gestantes, os jovens trabalhadores e trabalhadoras de Sesa de 20 a 29 anos também serão vacinados nesta quarta-feira contra a gripe A. A vacinação desse grupo começou dia 5 de abril. A meta é imunizar 1 milhão 637 mil e 59 jovens  até o dia 23 de abril. Até agora foram vacinados 373 mil e 314 jovens no Ceará. 

 

Assessoria de Imprensa da Sesa
Selma Oliveira – 85 3101.5220