Missão cearense participa de 2ª Conferência das Montanhas Famosas

8 de outubro de 2010

Uma missão composta por representantes do Governo do Estado e das prefeituras de Ipu, Quixadá e Guaramiranga participa de 11 a 15 de outubro da 2ª Conferência das Montanhas Famosas, em Jiangxi, na China. O evento reúne representantes de montanhas dos cinco continentes, sendo algumas delas reconhecidas pela Rede Global de Geoparks. A delegação cearense terá à frente o secretário adjunto das Cidades, Jurandir Santiago.

 

A Associação das Montanhas Famosas tem por objetivo ser um espaço para a realização de parceria e articulação de ações entre os pontos de visitação turística participantes. O Geopark Araripe é o único representante do Brasil na entidade, criada em 2009. Neste ano, o Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, submeterá à apreciação da Associação a candidatura das formações geológicas das Serras da Ibiapaba e de Guaramiranga e dos monólitos de Quixadá.

 

Uma missão da Associação este no Ceará em julho visitando as regiões candidatas. Na oportunidade, eles conheceram o Parque Nacional de Ubajara, a Bica do Ipu, os monólitos e as Pedras Faladeira e da Galinha Choca. A visita fez parte do calendário da Segunda Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID+18).

 

Montanhas Famosas

 

A Associação Mundial das Montanhas Famosas foi fundada em outubro do ano passado, em Lushan, na China. Ela é composta pelo Geopark Araripe, no Ceará; Monte Lushan, China; Monte Tai, China; Monte Hood, Estados Unidos; Geopark Bergstasse Odenwald, Alemanha; Nature Park Eisenwurzen, Áustria; Monte Gambier, Austrália; Chocolate Hills, Filipinas; Table Mountain, África do Sul; Kilimanjaro, Tanzânia; Association Montana, Montanha Gaina, Romênia; e Montanha Covasna, Romênia.

 

08.10.2010 

Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades

Carlos Henrique Camelo (chenrique@cidades.ce.gov.br / 85 3101.4462)