Sesa desencadeia ações para o controle da dengue em 2011

13 de outubro de 2010 - 14:30

A Secretaria da Saúde do Estado já tem um calendário de ações que serão desencadeadas ainda este ano para um maior controle da dengue em 2011. Três cursos de Vigilância Epidemiológica e manejo de pacientes serão ministrados a médicos e enfermeiros em outubro, novembro e dezembro. Em 19 de novembro, dia do Alerta da Dengue, a Secretaria da Saúde reunirá prefeitos e secretários de saúde de 86 municípios considerados de alto e muito alto risco, de acordo com a classificação dos municípios vulneráveis a surtos de dengue no próximo ano, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Os critérios e a classificação dos municípios estão na Nota Técnica Risco Dengue-Brasil, que a Secretaria da Saúde divulga nesta sexta-feira, 8 de outubro, junto com o Boletim Semanal da Dengue.

 

Na reunião com prefeitos e secretários de saúde, os municípios serão orientados a reproduzir suas matrizes municipais de risco, tendo os bairros como unidades de análise, para identificar as áreas de maior vulnerabilidade para ocorrência de dengue e subsidiar a ontensificação das ações de controle. As recomendações serão no sentido do reforço das ações de controle da dengue, com o envolvimento da população, para o combate aos focos de proliferação do mosquito transmissor. Com a reintrodução do vírus da dengue 1 no Ceará este ano, o Ceará é considerado área de risco muito alto para epidemia de dengue em 2011. Como o vírus da dengue 1 circulou pela última vez no Estado em 1994, a população está mais suscetível à doença, principalmente os mais jovens, até 20 anos, particularmente os menores de 10 anos, que podem desenvolver casos mais graves.

 

Para enfrentar essa situação, a Secretaria da Saúde promoverá na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) o Curso de Atualização em Vigilância Epidemiológica e Acompanhamento de Casos Clínicos de Dengue Clásico e Hemorrágico, destinado a médicos e enfermeiros. O objetivo é aprofundar os conhecimentos sobre os conceitos envolvidos na compreensão e comportamento epidemiológico, das atividades de controle e do tratamento da dengue. O primeiro curso será realizado de 20 a 22 de outuibro, no Magna Praia Hotel, para médicos que atuam nos hospitais, unidades básicas de saúde, Programa de Saúde da Família (PSF) dos municípios das microrregiões de saúde de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Baturité, Canindé, Itapipoca, Aracati, Quixadá, Russas, Limoeiro do Norte e Crateús, no total de 50 vagas.

 

Uma segunda turma, também de 50 médicos, será formada para o curso que será realizado de 17 a 19 de novembro. Em dezembro, do dia 8 ao dia 10, o curaso será ministrado para 50 enfermeiros.

 

O Boletim Semanal da Dengue divulgado nesta sexta-feira registra 9.171 casos de dengue confirmados em 2010 em 111 municípios cearenses. Foram também confirmados 45 casos de dengue hemorrágica, com uma morte, e 50 casos de dengue com complicação, com dois óbitos.

 

13.10.2010

 

Assessoria de Imprensa da Sesa:

Selma Oliveira (soliveira@saude.ce.gov.br – 85 3101.5220)