Cariri sedia I Conferência Latino-americana e Caribenha de Geoparques

16 de novembro de 2010 - 12:35

O Cariri sediará dos dias 17 a 19 de novembro, a I Conferência Latino-Americana e Caribenha de Geoparques. O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), e do projeto Geopark Araripe, da Universidade Regional do Cariri (Urca), com apoio da Unesco, e receberá cerca de 200 estudiosos nacionais e internacionais da área. A I Conferência, que tem como tema “Como criar e gerir geoparques”, acontece no Espaço Boulevard, situado à Av. Leão Sampaio, 271, no município de Barbalha.

 

Lançada oficialmente no dia 26 de outubro, na cidade do Crato, a I Conferência tem como um dos principais objetivos a criação da Rede Latino-Americana e Caribenha de Geoparques. Durante o evento, o Geopark Araripe, situado no Cariri Cearense e que possui quatro anos de existência, passará pela primeira avaliação da Unesco. “A avaliação é muito aguardada, já que servirá para a renovação da chancela internacional, cedida pelo próprio órgão internacional”, afirma Teresa Mota, secretária-adjunta da Secitece. O Geopark Araripe é o primeiro criado no hemisfério sul.

 

Fazem parte do processo de avaliação visitas in loco e entrega de relatórios, fornecidos pela equipe do Geopark. Um dos avaliadores indicados pela Unesco, o francês Guy Martini, da Rede Global de Geoparks, esteve no local em setembro para as primeiras observações.

 

A I Conferência está sendo divulgada mundialmente. De 1º a 5 de outubro, uma comissão coordenada por Teresa Mota esteve na Grécia para levar as experiências do Geopark Araripe e tornar conhecido o evento no Encontro da Rede Europeia de Geoparks. Na ocasião estabeleceram contatos e apresentaram trabalhos científicos na área.

 

Mais informações sobre a  I Conferência Latino-Americana e Caribenha de Geoparques podem ser obtidas no site www.geoparkararipe.org.

 

16.11.2010

Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades

Carlos Henrique (chenrique@cidades.ce.gov.br / 85 3101.4462)