Cagece realiza monitoramento do mar de Fortaleza

22 de novembro de 2010 - 19:47

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) volta a fazer o monitoramento do emissário submarinho de Fortaleza. O Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC), contratada pela Cagece, irá realizar, nos dias 23, 24 e 25, a coleta de amostras de 22 pontos para análise de condições físico-químicas e bacteriológicas para verificar se a qualidade da água onde está sendo lançado o efluente ao mar pela Companhia está dentro dos padrões de exigências do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), do Ministério do Meio Ambiente. O estudo garante a preservação do meio ambiente marinho.

 

As coletas, realizadas a cada três meses, são feitas no mar e duram cerca de quatro dias. A equipe que conta com técnicos da Cagece utiliza um barco para chegar aos pontos desejados. Cerca 37 parâmetros são avaliados, como fósforo, nitrato, nitrogênio amoniacal, óleos e graxas, pH e turbidez. Para os parâmetros bacteriológicos são usados cerca de três mil tubos de ensaio.

 

Constatou-se nos últimos relatórios que as análises físico-químicas das amostras de água da região sob influência do emissário submarino apresentaram uma diluição dos efluentes no corpo receptor, suficiente para reduzir as concentrações dos parâmetros a níveis inferiores aos máximos estabelecidos pela legislação pertinente (Resolução Conama 357/05).

 

Nos últimos resultados, foi constatado que a estação de coleta que mais se aproxima da praia, a 1,5 km de distância da faixa de areia, estava isenta de qualquer contaminação. Também são analisados nos estudos os sedimentos marinhos (areia, lama) abrangendo os organismos que vivem no fundo do mar. Alem disso, são feitas atividades que envolvem aspectos de hidrodinâmica, medição de correntes marinhas – a fim de verificar a dispersão dos efluentes lançados – e arrasto de rede.      

 

O monitoramento também serve para levantar algumas informações sobre o mar de Fortaleza, como a salinidade e a temperatura da água.

 

Serviço

Dias 23, 24 e 25 – coletas no mar – horário de partida às 6 horas da manhã (impreterivelmente), do Cais Pesqueiro (entrada próxima ao Moinho da M. Dias Branco). OBS: os pesquisadores estarão no local, a partir das 5h30min.

 

22.11.2010

Assessoria de Imprensa da Cagece

Márcio Teles (marcio.teles@cagece.com.br / 85 3101.1826 – 3101.1828)