Ceará é o 1º estado do País a assinar o Prodetur Nacional

25 de novembro de 2010 - 21:25

O governador Cid Gomes assinou nesta quinta-feira (25), o financimento de US$ 250 milhões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), destinado ao turismo no Ceará. A solenidade aconteceu no Palácio Iracema e contou com a presença do representante do Banco, Fernando Flores. De acordo com Cid, da negociação entre o Minsitério do Turismo e o BID, que destinará U$ 1 bilhão para o incremento do setor no Brasil,  15% serão investidos no Ceará. “Com essa operação o Ceará está recebendo o maior volume de recursos para o turismo de toda sua história”, explicou.

 

 

Com os recursos, serão beneficiadas as regiões do Litoral Leste, Chapada da Ibiapaba e Maciço do Baturité, beneficiando uma população estimada em um milhão de habitantes. O contrato tem o prazo de vigência de cinco anos mas a expectativa, segundo o governador, é de que as obras sejam executadas nos próximos quatro anos. Na ocasião, Cid Gomes adiantou que o Polo do Litoral Oeste será obejto de outra operação com a Cooperação Andina de Fomento (CAF) e que o governo estadual já estuda medidas para fomentar o turismo religioso no sertão de Canindé e na Região do Cariri. Ele aproveitou ainda para lembrar que o setor do turismo já é responsável por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado e que muitas ações em execução já são integrantes do Prodetur Nordeste II. “A estrada Granja-Viçosa, por exemplo, foi executada com recursos do Programa”, citou.

 

 

O representante do Banco, Fernando Flores, destacou a liderança do Ceará na área do turismo sustentável, e enfatizou que a operação assinada na ocasião vai contribuir também para a realização da Copa do Mundo de 2014, evento, que segundo ele, compromete todos os latino- americanos para o desenvolvimento da região. Fernando Flores acrescentou que este é o terceiro financiamento do programa com o Banco, destinado ao Ceará. Ao fim do discurso, Fernando Flores se colocou a disposição em continuar a parceria com o estado, que já dura mais de duas décadas. “O Ceará é o primeiro estado da União dentro do Programa e isso deve-se a liderança do governador Cid Gomes”, finalizou.

 

 

A apresentação do Prodetur foi feita pelo titular da pasta no Estado, Bismarck Maia. De acordo com ele, com as ações que serão executadas o Ceará romperá as barreiras de que turismo é promoção de destinos para criar um ambiente que torne o estado mais fortalecido no cenário nacional e internacional. O secretário adiantou também que já foram licitadas as empresas de gerenciamento, supervisão e elaboração de projetos ecxecutivos do Prodetur Nacional.

 

 

Do ato, participaram também os prefeitos dos municípios contemplados, deputados estaduais, representante do ministério do Turismo, da Procuradoria da Fazenda Nacional, da Procuradoria Geral do Estado, do Tribunal de Justiça, do Tribunal de Contas do Estado, além de representantes de entidades do setor.

 

25.11.2010

 

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 3101.6247)