Academia diploma 1.152 profissionais de segurança

20 de dezembro de 2010 - 19:20

A Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) capacitou este ano 1.152 homens entre praças e oficiais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, além de homens da Polícia Civil. A solenidade de conclusão dos seis cursos promovidos em 2010 pela Aesp acontece no dia 21, às 17 horas, no Centro de Convenções.

O diretor da academia, Geraldo Bertolo, explica que dos seis cursos oferecidos, dois contaram com uma parceria entre a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e a Universidade Estadual do Ceará (Uece): o Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar; e o de Aperfeiçoamento de Oficiais, este último um requisito necessário para a promoção dentro da instituição.

Além de integrantes da segurança pública do Estado, profissionais das forças policiais de Tocantins, do Rio Grande do Norte, da Paraíba e do Distrito Federal foram capacitados nas instruções promovidas. Demóstenes Cartaxo, delegado de Polícia Civil do Ceará, aprova a integração. ?È muito positiva e enriquecedora a troca de experiência entre os profissionais de segurança pública de outros estados?, destaca Cartaxo.

O diretor da Aesp comemora o número de profissionais capacitados e a integração. Segundo Bertolo, agora a secretaria possui um cadastro atualizado de praças e oficiais aptos a serem promovidos. “Também é importante ressaltar que o Ceará sempre foi um polo referencial no ensino e na qualificação dos profissionais de segurança pública”, afirma Bertolo.

Lei de criação da Aesp

A academia foi criada oficialmente pela Lei 14.629, de 26 de fevereiro de 2010 e publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 11 de março. A ideia é integrá-la ao sistema de segurança pública estadual. O novo órgão, vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), abrigará a formação de policiais civis, militares, bombeiros e peritos.

Serviço

A solenidade de encerramento dos cursos acontece no dia 21, às 17 horas, no Centro de Convenções do Ceará, localizado na Av. Washington Soares, 1141.

 

20.12.2010

Assessoria de Imprensa da SSPDS

Marcos Cavalcante / Joslen Herbster (ascom@sspds.ce.gov.br / 85 3101.6517 – 3101.6518)