Palestra educativa prepara população para cuidar do Metrô

12 de janeiro de 2011

A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) tem intensificado as palestras educativas do Projeto Metrô e Cidadania nas comunidades que vivem no entorno da linha férrea. A medida visa preparar a população para receber e cuidar dos trens da Linha Sul do Metrô de Fortaleza, que deve começar a operar em 2011, e também do atual sistema que é operado por tens a diesel na Linha Oeste. Nesta quinta-feira, às 10 horas, alunos e professores da Escola Monsenhor Dourado, no bairro Antônio Bezerra, vão participar da palestra.

 

O coordenador do projeto, Fernando Mota, explica que o principal objetivo do Projeto é despertar no público-alvo a consciência de que todos são responsáveis pelo equipamento ferroviário e que a depredação dele irá prejudicar a coletividade. “As pessoas devem aprender a cuidar dos trens, das estações, a não jogar lixo nos trilhos. Todas essas ações são de cidadania”, diz Mota. 

 

Desde que as palestras tiveram início, em 2001, o número de ocorrências de depredação dos trens tem reduzido. Um exemplo é o registro de pedradas. Em 2009, foram registradas 37 ocorrências. No ano passado, foram 15 registros. “Estamos percebendo que esse trabalho vem surtindo efeito”, diz Mota. Mas além da conscientização, também tem sido intensificada a repressão aos atos de vandalismos. A Polícia Ferroviária tem agido para assegurar a integridade dos equipamentos e, principalmente, dos usuários do sistema ferroviário. No ano passado, seis adolescentes autores de pedradas foram encaminhamentos para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).

 

SERVIÇO

Palestra educativa do Projeto Metrô e Cidadania
Data: quinta-feira (13/01) – 10 horas
Local: Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Dourado
Endereço: rua Sargento Hermínio, nº 4.600 – Antônio Bezerra

 

12.01.2011

Assessoria de Imprensa do Metrô de Fortaleza

Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br / 3101.7183 – 8724.2147)