Arce planeja novas ações e estratégias em 2011

13 de janeiro de 2011 - 13:48

Inovação e inserção institucional são termos bem presentes nas reuniões do Conselho Diretor da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará e estão associados às ações estratégicas deste ano. Em 2011, a Arce incluirá em seus projetos e atividades regulatórias, dois importantes estudos que contemplam os sistemas de transporte metroviário de passageiros e de Resíduos Sólidos. Além disso, temas inovadores fazem parte do Plano de Atividades e Metas (PAM). Ressalta-se que o PAM 2011 busca atender as   diretrizes do planejamento estratégico quinquenal da Agência e as prioridades elencadas pelo Conselho. Ao todo, é composto por 50 atividades, 38 projetos e uma meta geral/institucional. Novos projetos foram definidos pelas Coordenadorias da Arce, com a colaboração dos técnicos responsáveis por cada setor, atendendo à atual filosofia do Conselho Diretor que, entre outros objetivos, deseja ver a Agência Reguladora cada vez mais perto da população cearense. “A Arce pode impactar mais, a partir da definição de sua agenda estratégica”, afirma o presidente do Conselho, Haroldo Rodrigues Júnior.

O PAM 2011 prevê estudos prospectivos sobre a atuação da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará no Sistema de Informações de Transportes; implantação da Ouvidoria Itinerante; realização de Concurso Público e adesão ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GesPública. O acesso às ferramentas propostas pelo programa irão contribuir para a consolidação de um modelo de gestão de excelência, realizado a partir de avaliações continuadas. A Arce também traçou metas para contribuir nas políticas públicas de saneamento e integrar o Cinturão Digital. Neste campo, para melhor ilustrar, a consolidada experiência regulatória da Agência de muito agregará a garantia de que os municípios beneficiados pelo Cinturão obtenham serviços de qualidade, dentro dos parâmetros de continuidade do serviço, modicidade  
tarifária, qualidade no atendimento, entre outros.

Definições acerca do papel da Arce no setor de transporte e aspectos ligados ao marco regulatório de gás canalizado estão, ainda, entre as atividades do programa estratégico que o Conselho Diretor da Arce quer ver em ação. Todo o processo de planejamento da Agência teve curso nos meses de novembro e dezembro. Nesse mesmo período, também foram estabelecidas metas institucionais e individuais, com aprovação nas reuniões ordinárias do Conselho Diretor, realizadas em 30 de dezembro de 2010 e seis de janeiro de 2011. Hoje, a Arce atua em quatro diferentes setores: energia elétrica, saneamento básico, transporte rodoviário intermunicipal de passageiros e gás natural canalizado.

 

13.01.2011

Assessoria de Imprensa da Arce

Angélica Martins (angelica.martins@arce.ce.gov.br / 85 3101.1020)
Estagiária: Karísia Sousa