Ipece e Banco Mundial realizam videoconferência sobre resíduos hospitalares

18 de janeiro de 2011 - 19:44

O Instituto de Pesquisa e Estratégica Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag), realiza nesta quarta-feira (19), às 13 horas, videoconferência com o Banco Mundial. O evento, que acontecerá na sala de reuniões da Seplag  faz parte do Projeto de apoio á Inclusão Social e ao Crescimento Econômico do Ceará – SWAp II.

 

De acordo com a professora Eveline Barbosa, diretora do Ipece, a videoconferência tem com o por objetivo apresentar a política de gerenciamento de resíduos sólidos de serviços de saúde do Estado do Ceará e a experiência do Banco Mundial em salvaguardas ambientais e diferentes tecnologias de manejo de lixo sólido de saúde no Brasil e no mundo.

 

A ideia de fazer a videoconferência foi proposta por André Medice, especialista em Saúde do Banco Mundial, quando em missão no Ceará de supervisão do Projeto SWAp II, no período de 16 a 24 de novembro do ano passado. A finalidade era possibilitar a participação de Gunars Platais, Especialista em Meio Ambiente, que poderia contribuir com sua experiência sobre a questão dos resíduos sólidos de serviços hospitalares, que é uma salvaguarda ambiental do Projeto.

 

A reunião contará com a presença dos seguintes membros do Banco Mundial: Thomas Kenyon, gerente do Projeto; Gunars Platais, Especialista Ambiental; André Médici, Especialista em Saúde, e Isabel Pimenta, também Especialistas em Saúde. Os órgãos do Estado do Ceará que vão participar da reunião são: Seplag; Ipece; Secretaria da Saúde (Sesa); Secretaria das Cidades; Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) e Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Ceará (Arce).

 

O Projeto SWAP é uma operação de crédito inovadora desenvolvida junto ao Banco Mundial. Sua característica principal é o apoio ao fortalecimento da gestão do governo direcionada ao objetivo da promoção da inclusão social no estado. Os recursos financeiros são aportados diretamente ao tesouro estadual e viabilização a continuidade de programas nas áreas de saúde, educação abastecimento de água, esgoto, recursos hídricos e meio ambiente.

 

O empréstimo modalidade SWAp (Sector Wide Approach) do Estado do Ceará com o Banco Mundial tem como base o SWAp I, empréstimo no valor de US $ 150 milhões, iniciado em 18/10/05, que deu suporte à agenda de desenvolvimento social do Estado e que foi concluído em 31/12/2007. O contrato do SWAp II, no valor de US $ 240 milhões, foi assinado em 19/03/2009 tendo como prazo final 30/06/2012. O principal objetivo do projeto SWAp II é contribuir para ampliar e consolidar os avanços sociais, dando apoio a competitividade e crescimento econômico do Ceará, assim como a modernização institucional do Estado.

 

17.01.2011

Assessoria de Imprensa do Ipece

Pádua Martins (padua.martins@ipece.ce.gov.br / 85 3101.3508)