Primeira Tese sobre clonagem animal no Nordeste do Brasil é da UECE

19 de janeiro de 2011

Foi defendida no último mês de dezembro de 2010, a primeira tese sobre clonagem animal no Nordeste do Brasil. A doutoranda Alexsandra Fernandes Pereira, aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) da Faculdade de Veterinária (Favet) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) defendeu tese intitulada “Transferência Nuclear de Células Somáticas (TNCS) em ruminantes:  
aspectos moleculares e produção de embriões”, a qual foi orientada pelo professor Vicente José de Figueiredo Freitas. Nessa tese a doutoranda apresenta resultados inéditos com clonagem em caprinos, inclusive obtendo blastocistos clones transgênicos para o hG-CSF utilizando fibroblastos da fêmea transgênica fundadora nascida na Uece.

A banca examinadora foi composta pelos os doutores José Luiz Rodrigues (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS), Daniel Felipe Salamone (Universidade de Buenos Aires), Luiz Sérgio de Almeida Camargoda Embrapa Gado de Leite, de Minas Gerais e Marcelo Bertolini (Universidade de Fortaleza – UNIFOR), este último sendo o responsável pela transferência da técnica de handmadecloning ao laboratório.

Recentemente, Alexsandra foi contemplada com uma bolsa de pós-doutorado do programa PNPD/CNPq, a ser realizado também no PPGCV da Uece, para a execução do projeto “Peptídeos Penetrantes em Células (PPCs), moléculas carreadoras de DNA: aplicabilidade em transgênese animal”.

 

19.01.2011

Assessoria de Imprensa da Uece

Fátima Serpa (mfserpa@uece.br / 85 3101.9605)