Semace implantará renovação online de licenças para postos de gasolina

26 de janeiro de 2011 - 19:26

O Ceará contará com mais uma inovação para o licenciamento ambiental. A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), através da Coordenação de Tecnologia da Informação e Geoprocessamento (Cotec), implantará atendimento online para renovação de licenças de operação (LO) para postos de gasolina e serviços em todo o Estado. O projeto piloto, que tem previsão para março deste ano, tem como objetivo dar maior celeridade ao atendimento dos segmentos.

A novidade foi informada durante reunião na instituição com diretoria do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Ceará (Sindipostos) e associados neste mês. De acordo com o gerente de projetos de software da Cotec, Adriano Patrick Cunha, “a ideia inicial é privilegiar aqueles que horam com os compromissos da casa, que nunca tenham pedido regularização, não possuam multas, que cumpram o auto-monitoramento, ou seja, que cumpram todas as condicionantes da licença”, ressalta. Com o novo sistema, será desenvolvido uma área na qual o usuário poderá acompanhar o andamento dos processos e requisições.

Somente após o preenchimento do checklist de procedimentos e a validação das condicionantes cumpridas, é que será possível realizar a renovação das LO via internet. Após esses trâmites, os interessados passarão por uma “fiscalização programada”, procedimento no qual um fiscal da autarquia visitará o estabelecimento para averiguar tudo que foi relatado.

A inovação exigirá que os interessados passem a digitalizar toda documentação que hoje é exigida pela instituição. Segundo Cunha, a intenção da superintendência é que no futuro todas as renovações de LO de todos os segmentos possam ser feitas via internet. Ele alerta que, para que tudo ocorra de forma adequada, é imprescindível que o interessado esteja de acordo com o checklist. “A ideia desse projeto é que desafogue o atendimento e com isso dê maior velocidade nos processos de licenciamento ambiental”, conclui o gerente.

 

A Semace, através da Cotec, possui vários projetos em andamento que visam agilizar o licenciamento ambiental através da tecnologia da informação. O intuito da superintendência é dá continuidade desses projetos, visando atender uma maior demanda de licenças ambientais que facilitarão o desenvolvimento sustentável do Estado.

 

26.01.2011

Assessoria de Imprensa da Semace

Ana Luzia Brito (comunicacao@semace.ce.gov.br / 85 3101.5554 – 8653.8337)