Governo conhece novas tecnologias para construção de quebra-mar

31 de janeiro de 2011

O governador Cid Gomes e comitiva visitaram nesta segunda-feira (31) o Porto de Huelva, em Sevilha, na Espanha. O objetivo da visita foi conhecer a tecnologia e o sistema de funcionamento de “caixões de concreto” existentes naquele porto, considerado o mais importante para o mercado interno espanhol. Segundo o secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele, que integra a comitiva, os caixões de concreto compõem um modelo de construção de quebra-mar que é utilizado em vários portos europeus, mas que ainda não chegou ao Brasil. “Vamos fazer os estudos financeiros para ver a viabilidade dessa técnica para o Porto do Pecém. Essa metodologia, elimina a utilização de descarregamento de pedras, além de causar menos impacto ao meio ambiente”, destaca o secretário.   

A viagem da comitiva prosseguirá nesta terça-feira (1º), quando será a vez de conferir a fábrica de trens Vossloh, em Valência, também na Espanha. Essa empresa deverá fazer uma parceria com a empresa Bom Sinal, instalada no Cariri, e que fornece vagões para o mercado cearense. Ainda no mesmo dia, a comitiva visitará o Oceanário de Valência.  No dia seguinte, o grupo se encontrará com empresários espanhois, em Barcelona.

Partindo da Espanha, a comitiva seguirá para a Itália, onde, na quinta-feira (3), conhecerá o trem da cidade de Florença, uma das principais daquele país. Na sexta-feira (4), ainda na Itália, acontecerá a visita à fábrica de trens AnsaldoBreda, em Pistóia. E no sábado (5), o grupo prossegue a visita à fábrica, dessa vez, em Nápoles. A AnsaldoBreda é a empresa que fornece os trens para a Linha Sul do Metrô de Fortaleza. Até o momento, foram entregues dois de um total de 20 trens.

No domingo (6), o grupo chegará  em Amsterdã, na Holanda, para no dia seguinte realizar visita ao maior porto marítimo da Europa, na cidade de Roterdã. Ainda na seguinda-feira (7) , a comitiva seguirá para Copenhague, na Dinamarca, para, já na terça-feira (8), vitar a empresa de McGregor  de descarregadores, em Helsingborg, na Suécia.  

Fazem parte da comitiva, além do Governador e do  secretário da Infraestrutura; o presidente da Companhia Metropolitana de Trens Urbanos (Metrofor), Rômulo Fortes; e Luiz Hernane de Carvalho, da CearaPortos. Durante o período, assume o Governo o vice Domingos Filho.

31.01.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 8878.8462)