Ponte dos Ingleses: divulgado resultado da licitação

31 de janeiro de 2011

A Comissão Especial da Central de Licitações do Governo do Ceará divulgou, nesta segunda-feira, 31, o resultado das tomadas de preços para a recuperação da Ponte dos Ingleses, em Fortaleza. Após análise das propostas comerciais e do parecer do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), a Construtora Astral Ltda venceu o processo licitatório, apresentando, para a reforma, o valor de R$ 297.297,97, a ser pago com recursos do Tesouro Estadual. O resultado será publicado no Diário Oficial do Estado nos próximos dias, já o prazo para entrada de recursos será aberto logo após a publicação.

A recuperação das instalações da Ponte dos Ingleses tem como objetivo oferecer melhor conforto e segurança aos visitantes da Ponte dos Ingleses, no que se refere à infraestrutura de acesso e conservação do local. Dentre outros serviços, serão realizados tratamentos e aplicação de hidrofugante onde há estrutura onde existe o concreto armado. Onde há tábuas danificadas, o piso será trocado e receberá uma aplicação de cupinicida e verniz naval. A pintura existente deverá ser removida e promovido tratamento contra insetos e cupins. Ao todo, a Ponte dos ingleses possui 120 metros de comprimento, incluindo muretas de proteção e piso de madeira.

Localizada em um dos espaços mais turísticos de Fortaleza, a Praia de Iracema, a Ponte dos Ingleses é ponto de observação de golfinhos e um lugar perfeito para observar o pôr-do-Sol. Atualmente, existe no local uma pequena galeria de arte e um observatório marinho de propriedade da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A última recuperação do equipamento ocorreu no ano 1994, quando a Câmara Municipal de Fortaleza aprovou projeto determinando sua recuperação por ação tomada pela Secretaria da Cultura do Estado na época. Nas obras, a estrutura para uso público foi recuperada a e urbanizou para uso de lazer foi concluída.

 

31.01.2011

Assessoria de Imprensa da Setur

Carmen Inês / Mara Cibely de Oliveira (carmenines@setur.ce.gov.br / 85 8732.2041 – 3101.4661 – 8783.5126)