Mensagem do Governo 2011 é apresentada na Assembleia Legislativa

2 de fevereiro de 2011 - 18:20

O governador em exercício Domingos Filho apresentou nesta quarta-feira (2), a Mensagem do Governador, na Assembleia Legislativa, na qual são apresentadas as ações realizadas nos últimos quatro anos e apontadas as diretrizes para o próximo quadriênio 2011-2014. A apresentação foi durante a 1ª seção da 28ª legislatura da Assembleia do Ceará e foi prestigiada por deputados e secretários de Estado. “Apresentamos aqui a prestação de contas de um governo que se propõe a ser ético, transparente e eficiente”, afirmou Domingos Filho.

A mensagem é dividida em três eixos: Economia para uma vida melhor; Sociedade justa e solidária; e Gestão Ética e Participativa. Além do panorama econômico a mensagem traduz ainda os desafios que o Governo tem a enfrentar. O texto lembra que na perspectiva de inserção do Ceará no cenário do desenvolvimento estão sendo executadas ações que mudarão esse atual cenário. “O programa Luz para Todos, a implantação de Metrôs, a construção de rodovias a ampliação do Porto do Pecém, construção do Cento de Eventos do Ceará, entre outras”.

Ainda durante a leitura da Mensagem, o governador em exercício citou os avanços em educação com a implantação de programas como o PAIC, a construção de Escolas Profissionalizantes, o maior concurso para a pasta. Na saúde, a modernização e ampliação de todas as unidades de saúde do Estado, a construção de  hospitais regionais, policlínicas e centros de especialidades odontológicas. A segurança, de acordo com a Mensagem, depende também não só do próprio sistema, que inclui a implantação do Ronda do Quarteirão, com a política de cultura de paz, e a implantação do Pró-Cidadania, mas sobretudo de políticas educacionais.

Ainda, de acordo com o texto, no contexto desse cenário de crescimento da economia do Estado ressaltou que houve uma expansão do mercado de trabalho de 2007 a novembro de 2010, alcançando-se o saldo líquido acumulado de 218.742 empregos formais. “O Estado vem superando o limite obrigatório de 12% da Receita Líquida de Impostos. De fato, em 2007 totalizavam 13,4%, chegando a 18,7%, em 2010.  O PIB do Ceará acumulou, de janeiro a setembro, um crescimento de 8,67%, em 2010, superando a média de crescimento do PIB brasileiro que foi de 8,4%”, explicou Domingos Filho.

O secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, acrescentou que para a formatação do documento foram ouvidas mais de 10 mil pessoas e que as diretrizes apresentadas serão aperfeiçoadas com a realização das oficinas do Plano Plurianual Participativo. “Vamos ouvir a população das mais diversas regiões do Estado e com isso planejar as ações de Governo”, destacou ao acrescentar que a orientação do governador Cid Gomes é fazer com que os anseios dos cearenses sejam atendidos.

Confira na íntegra da Mensagem do Governo: Mensagem do Governador

02/02/2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 8878.8462)