Internas participam da 41ª Feirarte

17 de fevereiro de 2011

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) participa da 41ª Feirarte, do Centro de Artesanato do Ceará, que acontece nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro, na Praça Luiza Távora. Esta será a quinta vez que as internas do Sistema Penitenciário são convidadas para expor as peças, resultado de cursos desenvolvidos nas unidades penitenciárias.

 

O trabalho de 35 detentas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, localizado no Km 27, da BR 116, em Aquiraz, foi realizado  sob a coordenação da professora Maria Eunice Bezerra, conhecida entre artesãos cearenses como Tia Nenen. No stand, estão à venda toalhas de banho; jogos de bandeja, de cozinha e americano; toalhas de mesa e colchas de cama, em apresentações de crochê, pintura, vagonite, patchwork, pontos de marca e fuxico.

 

Outras dez internas que integram o curso de artesanato, ministrado pela professora Fátima Chaves mostram a arte do macramé, em detalhes nos jogos de banho. A capacitação dos custodiados da Sejus faz parte do trabalho de ressocialização do Núcleo de Assistência ao Presidiário e Apoio ao Egresso, da Coordenadoria do Sistema Penal, que visa oferecer um ofício ao cidadão e proporcionar as condições de obter uma renda para o sustento da família, após o cumprimento da pena.

 

Monitoria

 

Antônio Gomes Filho (47), que já esteve em uma das unidades do Sistema Penitenciário e hoje responde, legalmente, no regime aberto foi aluno durante dois anos  seis meses de um dos cursos de artesanato e especializou-se em macramé. Segundo a assistente social Iraneide Soares “pela primeira vez teremos um egresso entre os nossos participantes”. E explica: “Para nós o Antônio Gomes é um exemplo. Ele vai levar tapetes em fio cru, uma técnica que estará repassando para jovens do regime semi-aberto e aberto da Sejus, em oficinas de tapeçaria, que acontecerão na casa O Caminho, do Condomínio Espiritual Uirapuru.”

 

Mais informações:

Núcleo de Assistência ao Presidiário e Apoio ao Egresso – NAPAE

Assistente Social – Iraneide Soares (85) 3235.0979

 

17.02.2011 

Assessoria de Imprensa da Sejus

Bianca Felippsen (biancafelippsen@gmail.com / 85 3101.2862)