Encontro do Projeto Biodiesel 2011 fortalecerá ações no setor

28 de fevereiro de 2011

Com o objetivo de fortalecer ações e definir novas parcerias para o desenvolvimento do Biodiesel no Estado, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) realiza o Encontro do Projeto Biodiesel do Ceará. O evento acontece nesta terça-feira (01), no auditório do Sebrae e contará com a presença do gerente de suprimentos da Petrobras, Wanderley Cardoso.  Durante o encontro, será apresentado o Projeto do Biodiesel 2011 que visa promover a produção e comercialização de oleaginosas consorciadas com produtos de culturas alimentares do agricultor familiar. O foco das discussões será no fortalecimento de novas parcerias, além das políticas do Estado para o desenvolvimento do Biodiesel.

 

Em 2009, foram plantadas mais de 31 mil hectares de oleaginosas (mamona e girassol), com a produção de quase 13 mil toneladas, beneficiando 19 mil famílias. De acordo com a Secretaria, no ano passado, as plantações foram prejudicadas pela seca. Para 2011, a SDA prevê a produção de 53 mil toneladas de oleaginosas, em 79 mil hectares. Segundo Itamar Lemos, coordenador de Desenvolvimento da Agricultura Familiar, as metas do projeto deste ano foram definidas a partir de seminários nos territórios rurais.

 

O Encontro do Projeto Biodiesel conta com a parceria da Petrobras, SDA, Ematerce, Instituto Agropolos, cooperativas e instituições financeiras. Após as discussões, “será formado um grupo de trabalho para definir a agenda de compromissos da secretaria, dos diretores e assessores técnicos”, explicou Itamar.

 

28.02.2011

Assessoria de Comunicação da SDA
Munique Freitas (85) 3101.8105