Rio Maranguapinho: 108 famílias recebem novas moradias

10 de março de 2011 - 18:25

O sonho de ter uma casa própria se realizou, nesta quinta-feira (10), para a lavadeira Maria Penha Rosa, de 53 anos, do bairro Alto Alegre, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A moradora pertence a uma das 108 famílias beneficiadas com o Residencial Blanchad Girão, inaugurado pelo governador Cid Gomes e pelo secretário das Cidades, Camilo Santana. As famílias, antes residentes em áreas de risco às margens do Rio Maranguapinho, contam agora com infraestrutura adequada, em casas com três quartos, banheiro, varanda, sala, cozinha e quintal.

 

De acordo com as declarações do Governador durante a solenidade de inauguração, o residencial é uma das ações do projeto de maior intervenção urbana da história do Ceará – o Rio Maranguapinho. Segundo Cid, serão no total 9,5 mil famílias retiradas de áreas de risco, além da construção de uma barragem, dragagem e reurbanização do rio com construção de áreas de esporte e lazer para as famílias. “Essa é a realização de um sonho que estamos construindo juntos, mudando a vida de muitos cearenses”, disse Cid ao agradecer a parceria com o Governo Federal e com a Caixa Econômica. O Projeto Rio Maranguapinho aporta recursos de R$ 497,5 milhões e já estão garantidos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

 

Cid Gomes destacou também as ações que o Governo Estadual está implementando no município de Maracanaú. Cid lembrou que ainda na noite desta quinta-feira (10), ele  inaugura a Escola Estadual de Educação Profissional para atender aos alunos do ensino médio do município em tempo integral e com a oferta de capacitação profissional. Na área da saúde, de acordo com o Governador, já estão em construção uma Policlínica, para oferecer especialidades médicas; um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), além da implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu).  Ele aproveitou para anunciar a construção de um grande hospital de emergência para atender os pacientes da RMF. “O que eu fizer vai ser muito pouco diante de tudo que vocês merecem”, finalizou Cid.

 

Já de acordo com o titular das Cidades, a previsão é de que até o fim de 2012 as obras que compõem o projeto já estejam em fase de conclusão. “Já no próximo mês de abril teremos a entrega de novos conjuntos habitacionais”, adiantou Camilo. O secretário disse também que o projeto do Rio Maranguapinho é um dos maiores projetos do PAC e que graças a ousadia do governador Cid Gomes está sendo concretizado no Ceará.

 

A moradora Ana Paula Bezerra em discurso emocionou-se: “Antes eu morava em um compartimento e um banheiro. Hoje eu tô muito feliz porque eu agora tenho uma casa”, disse. A família do jornalista Blanchard Girão agradeceu a homenagem. “Esse é um governo pontuado por ações sociais importantes sempre defendidas por meu pai, quer seja com a construção de residenciais, quer seja com a construção de escola”, disse o filho do jornalista, Luís Carlos Girão. Estiveram presentes na entrega o senador Inácio Arruda; os deputados federais José Guimarães, Chico Lopes e José Airton Cirilo; e os deputados estaduais Júlio César, Fernanda Pessoa, Stanley Leão, Raquel Marques e prefeito Roberto Pessoa.  

 

Saiba mais

 

O projeto Rio Maranguapinho, maior intervenção urbana do País, irá beneficiar cerca de 350 mil pessoas de Fortaleza e de Maracanaú. Estão sendo executadas obras de dragagem, construção de conjuntos habitacionais, urbanização das margens do rio e barragem de contenção do rio para evitar alagamentos. Ao todo, estão sendo investidos R$ 497.548.859,29, do Governo Federal, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e do Governo do Estado.

 

10.03.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 88787.8462)