Quixadá recebe programação da Festa Anual das Árvores

16 de março de 2011

Nesta quinta-feira (17), a cidade de Quixadá, no Sertão Central, recebe programação referente à Festa Anual das Árvores, realizada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). As atividades se concentram na praça José de Barros, no Centro, e vão envolver estudantes em palestra educativa, blitz ecológica, distribuição de mudas e concurso de painéis ambientais. A programação tem início às 8 horas, com palestra no auditório do Centro Catequético, ao lado da Igreja Matriz de Quixadá, e segue até o fim da manhã.

A abertura da programação será feita pela banda de música municipal. Em seguida, a palestra será conduzida pela técnica Eulália Aragão, da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam) da Semace. A apresentação vai abordar a importância da preservação das árvores e dos solos, com destaque para a espécie Gonçalo Alves (também chamada de Aroeira Preta), árvore do cerrado ameaçada de extinção que é homenageada este ano pela Festa Anual das Árvores. Também será apresentado o Monumento Natural dos Monólitos de Quixadá, unidade de conservação de proteção integral administrada pela Semace.

Participam das atividades os alunos de 6º a 9º ano das escolas públicas municipais e estaduais de Quixadá. Segundo a gerente da unidade de conservação, Márcia Marques, a Semace e a Secretaria Municipal de Educação articularam um concurso de painéis ambientais feitos pelos estudantes. Durante a manhã, as peças serão expostas na praça e o melhor painel será escolhido por votação do público participante dos eventos. A escola premiada receberá um kit de livros de temática ambiental doado pela Semace.

Os estudantes e os professores também se envolverão na realização das atividades. Eles vão abordar outros cidadãos na blitz ecológica, distribuindo sacolas veiculares e informativos sobre educação ambiental para os motoristas, e também na distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas na praça José de Barros. No encerramento, os estudantes se reunião para um lanche.

 

Festa Anual das Árvores tem abertura oficial no dia 28 de março

A ação faz parte da Festa Anual das Árvores, que é realizada pela Semace e pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) na última semana de março, coincidindo com a quadra chuvosa no Ceará. Com apoio de instituições públicas e privadas, a autarquia articula ações de educação ambiental em todo o Estado, para reforçar a conscientização sobre a preservação das florestas. A abertura oficial desta edição será no dia 28 de março, no Centro de Referência Ambiental do Parque do Cocó, em Fortaleza. Este ano, a programação está alinhada com o Ano Internacional das Florestas e homenageia a árvore Gonçalo Alves.

 

Serviço

Festa Anual das Árvores em Quixadá, dia 17/03
Local e horário: Praça José de Barros, no Centro, a partir das 9 horas
Abertura às 8 horas no Centro Catequético ao lado da Igreja Matriz de Quixadá
Mais informações: 85 3101-5530

 

16.03.2011

Assessoria de Imprensa da Semace

Luanna Patrícia ( comunicacao@semace.ce.gov.br / 853101.5554)