Concurso escolherá melhores frases sobre o Cocó

22 de março de 2011

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria Florestal e Núcleo de Articulação Gerencial das Unidades de Conservação (Naguc), realiza concurso de frases com a temática “Parque do Cocó, nossa floresta”. O concurso, que destaca a importância do Parque Ecológico do Cocó como unidade de conservação (UC), faz parte da programação da Festa Anual das Árvores, que acontecerá de 28 março a 02 de abril, e vai premiar estudantes das escolas de rede pública do ensino médio.

 

O concurso de frases tem como objetivo sensibilizar os alunos visitantes do Parque do Cocó para uma conscientização do seu papel como co-responsável pela preservação das florestas, em especial, da floresta do Parque do Cocó. “A temática escolhida é uma forma de contemplar a Festa Anual das Árvores e também de homenagear o ano internacional das florestas, que está dentro da programação da Organização das Ações Unidas (ONU)”, explica a gerente do Parque, Flávia Prado.

 

Para escolha das melhores frases haverão duas pré-seleções internas e uma final pela internet que ocorrerá entre os dias 23 a 25 de março, através do site da instituição (enquete). Na avaliação, vão ser considerados os quesitos: criatividade, adequação do texto ao tema, coesão e coerência textual, clareza no desenvolvimento das idéias. De cada escola, participarão 40 alunos, todas de nível médio. Ao todo, serão 160 escolas participantes.

 

Serão premiadas as três melhores frases votadas pela internet. O prêmio será o mesmo para os três colocados: um livro O Olhar de Cada Um (sobre as UCs, que reúne fotografias de paisagens preservadas do Ceará e textos de ambientalistas, autoridades, lideranças populares etc) e kit ambiental. A premiação acontecerá no Parque do Cocó, durante a abertura oficial da Festa Anual das Árvores, no dia 28 deste mês.

 

As escolas que vão participar do concurso: João Nogueira Jucá, Professora Maria da Conceição Porfírio Teles, Dona Luíza Távora, Arquiteto Rogério Froes.

 

Concurso de Fotografia

 

Além do concurso de frase, a Semace promove também o concurso de fotografia em comemoração à Festa Anual das Árvores. As inscrições pode ser feitas até o dia 23 de março, sendo necessária a pré-inscrição para receber a autorização para realizar as fotos no Parque do Cocó. O julgamento delas ocorre entre os dias 24 e 25 deste mês. Mais informações: 3101-5549 (Gerência do Parque do Cocó).

 

A Festa Anual das Árvores é uma realização da Semace e Conselho de Política e Gestão do Meio Ambiente (Conpam).

 

22.03.2011

Assessoria de Imprensa da Semace

Ana Luzia Brito (comunicacao@semace.ce.gov.br / 85 3101.5554 – 8653.8337)