Ceará recebe 22º Campeonato Mundial de Futebol Escolar

11 de abril de 2011 - 14:28

O 22º Campeonato Mundial de Futebol Escolar tem início nesta segunda-feira (11), com jogos que serão realizados a partir do meio-dia. O evento, fruto da parceria do Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) com a Federação Internacional de Esporte Escolar (ISF), conta, este ano, com o apoio da Secretaria do Esporte do Ceará. A abertura oficial acontece às 18 horas, no ginásio do Colégio Marista Cearense com a presença do ministro do Esporte, Orlando Silva e do secretário estadual Gony Arruda. O Campeonato segue até o próximo dia 18 de abril.

 

Os jogos do primeiro dia da disputa serão realizados a partir do meio-dia nos campos da Universidade de Fortaleza (Unifor), na Faculdade Integrada do Ceará (FIC), no Centro de Treinamento Esportivo do Nordeste (Ceten) e no Centro de Treinamento Uniclinic. A competição traz a Fortaleza equipes representantes de 23 países filiados à Federação Internacional de Esporte Escolar (ISF).

 

O torneio, no masculino e feminino, será disputado até o dia 18 deste mês. O Mundial de Futebol Escolar terá a participação de 36 equipes. São 12 equipes no torneio feminino e 24 no torneio masculino. Estão confirmados times da Alemanha, África do Sul, Arábia Saudita, Bélgica, Bulgária, Brasil, Chile, China, Chipre, Dinamarca, Eslovênia, Eslováquia, Finlândia, França, Grécia, Guatemala, Itália, Irã, Luxemburgo, Peru, República Checa, Suécia e Turquia. Esta é a primeira vez que o Brasil sedia a competição desde 1972.

 

A partir desta terça-feira, dia 12 de abril, o Mundial Escolar será disputado na parte da manhã e da tarde. Quatro equipes representarão o Brasil, sendo duas no torneio masculino e duas no feminino. O Colégio Evolutivo, do Ceará, é um dos representantes no feminino. Pelo masculino, a Escola Heráclito de Castro, também de Fortaleza, é outra força local na competição.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

Dia 11
18h – Solenidade de abertura
Local: Faculdade Católica

 

Dia 11 a 13
08 às 17h – Primeira fase da competição

 

Dia 14
08 às 17h – Dia Cultural

 

Dia 15 a 17
08 às 17h – Segunda fase e finais da competição

 

Dia 17
13 às 18h – Finais e premiação

 

11.04.2011

Assessora de Imprensa da Sesporte

Maunuela Viana (manuella.viana@esporte.ce.gov.br / 85 3101.4415)