Mais 10 leitos de UTI neo-natal em funcionamento na região Norte

6 de Maio de 2011

A população da macrorregião Norte passa a contar com assistência ampliada aos recém-nascidos. Aumentou de cinco para 15 o total de leitos de UTI neo-natal. Já estão funcionando na Santa Casa para atendimento aos bebês encaminhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O  investimento na ampliação foi de R$ 4 milhões, recursos do Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Sobral e Ministério da Saúde

Até o final do ano passado não havia UTI neo-natal na Região Norte.  Sempre que surgia a necessidade a Central de Regulação, que coordena as demandas e ofertas do sistema público de saúde, encaminhava o bebê para atendimento na capital. “Agora, com essa estrutura de acolhimento, garantimos a interiorização do serviço de alta complexidade, com atendimento na própria região”, afirma o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos. Ele destaca que a garantia dessa assistência contribui para reduzir a mortalidade infantil no Estado. Para o secretário da saúde de Sobral, Carlos Hilton Soares, “o atendimento feito na região dá agilidade e que sem as dificuldades de deslocamento podem ser evitadas complicações na saúde dos bebês”.

Até o final deste ano a população da macrorregião de Sobral, formada por cinco microrregiões, no total de 55 municípios, receberá mais leitos de UTI para assistência à saúde dos bebês, na rede pública. Com a inauguração do Hospital Regional Norte, em Sobral, serão 40 leitos de UTI a mais. Desse total, 10 são neo-natal e 10 pediátricos, além de 30 berçários de médio risco.

06.05.2011

Assessoria de Imprensa da Sesa

Selma Oliveira (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220)