Cid destaca crescimento do Nordeste e reforça parceria com Bird

3 de junho de 2011 - 19:08

O governador Cid Gomes participou nesta  sexta-feira (3), em Recife (PE), da reunião de negócios sobre projetos do Banco Mundial (Bird) com a Região Nordeste do Brasil. O presidente do Banco Mundial Roberto Zoellick e o representante da instituição no Brasil, Markhtar Diopp, e os governadores do Nordeste participaram do encontro.

 

Em seu pronunciamento, o governador Cid Gomes apontou o Nordeste como uma região que revela grandes desafios. Cid Gomes citou a alternância histórica que o Nordeste sofreu, tendo sido uma região que iniciou os núcleos urbanos do Brasil e que foi o centro econômico do país por muito tempo, notadamente no período colonial e que, por decisões políticas e, decorrente da migração da base física do poder central para o Sudeste, perdeu o aporte econômico para esta região, criado com o surgimento das siderúrgicas e instalação dos polos industriais.

 

Segundo Cid, hoje existe um Nordeste que apresenta lideranças políticas jovens, bem intencionadas e compromissadas, o que têm refletido diretamente nos indicadores sociais da  economia, educação e saúde. “Nos últimos anos, o Nordeste brasileiro conseguiu ter um crescimento superior à média nacional. Isso mostra que, mesmo com todos os desafios que nós temos, é possível, através de políticas públicas direcionadas, conseguir resultados que melhoram a qualidade de vida da população”, disse.

 

IMG_03522 A parceria que os estados nordestinos têm obtido com o Banco Mundial foi citada por Cid Gomes como sendo um dos fatores responsáveis por obter bons resultados. Cid reforçou a colocação do governador pernambucano, Eduardo Campos, ao reconhecer a forma como o representante do Banco Mundial no Brasil, Markhtar Diopp, tem olhado para o Nordeste do País. Segundo Cid, o Ceará tem uma carteira de investimentos junto ao Banco Mundial ao redor de R$ 1,2 bilhão é interessante para o estado continuar mantendo essa relação. “Essa relação não é valida somente pelo crédito, mas também pelo apoio de assessoria e troca de experiências para que possamos bem implementar as nossas políticas públicas”, afirmou.

03.06.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)