Audiências do licenciamento ambiental acontecem em Aquiraz e Trairi

13 de junho de 2011 - 17:51

Nesta terça-feira (14) acontece audiência pública do processo de licenciamento ambiental às 10 horas, na Escola Municipal João Jaime Gadelha, distrito de Aroeira, no município de Aquiraz, sobre um loteamento a ser instalado na localidade de Tanques. O empreendimento, que busca aquisição de licença prévia (LP), se refere a uma área de 266,94 hectares; sendo que destes, 34,308 hectares constituem Área de Preservação Permanente (APP), restando 232,632 hectares para o parcelamento do solo. A empresa interessada no projeto é a Terras de Aquiraz Empreendimentos Imobiliários LTDA.

 

No dia seguinte (15), é a vez de Trairi receber audiência pública para fins de licenciamento de quatro centrais eólicas da empresa Tractebel localizadas próximas às comunidades de Canaã e Canabrava. A reunião será às 10 horas, no Centro de Produções Turísticas e Ambientais (CPTA) do município. As centrais são denominadas Fleixeiras I, Guajiru, Mundaú e Trairi. As três primeiras possuem capacidade instalada de 30MW, através da operação de 13 aerogeradores em cada uma delas. Já a potência da central eólica Trairi é de 25,4MW, pois conta com 11 aerogeradores. Todos os empreendimentos possuem LP e pretendem a licença de instalação (LI) para dar início às obras.

 

Segundo o Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo relatório (EIA-Rima), a energia produzida pelas centrais “será destinada à venda no mercado de energia elétrica nacional, através de leilão promovido pelo Governo Federal para compra de energia elétrica proveniente de fonte eólica, ou no Ambiente de Contratação Livre – ACL”. Outro ponto destacado do empreendimento é o atendimento aos termos da política de expansão de geração de energia do Governo do Estado do Ceará, objetivando a autossuficiência do Estado.

 

Ambas audiências serão presididas pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e contarão com a explanação dos seus empreendedores. As reuniões são abertas ao público e precedem a apresentação a ser realizada no Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema) para discussão e votação de parecer técnico emitido pela Semace.

 

13.06.2011

Assessoria de Comunicação da Superintendência Estadual do Meio Ambiente – Semace
Luanna Patrícia  – 85 3101.5554/ twitter.com/semace