Equipe comemora recuperação do primeiro paciente transplantado de pulmão

20 de junho de 2011 - 21:02

Há uma semana, Francisco Eudes Aguiar entrou para a história do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes. Foi o primeiro paciente do Norte e Nordeste a receber um novo pulmão, transplantado no dia 14 de junho, pela equipe coordenada pelo cirurgião torácico Antero Gomes Neto. O sucesso do transplante foi tamanho que a recuperação do paciente está surpreendendo a equipe médica. “O quadro clínico do paciente está evoluindo a cada dia. Agora, ele está livre do oxigênio, do qual dependia 24 horas do dia para viver”, revelou o coordenador da Equipe de Transplante de Pulmão do HM.

 

 

Para comemorar a conquista, nesta terça-feira (21) , às 9 horas, o Hospital de Messejana realiza sessão especial em reconhecimento ao desempenho e sucesso da equipe cearense responsável pelo primeiro transplante de pulmão das regiões Norte e Nordeste. O evento vai contar com a presença do secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, que vai descerrar uma placa em homenagem ao grupo do Hospital. Na ocasião, Antero Gomes Neto apresentará a história e os desafios do transplante de pulmão e depoimento emocionante de Francisco Eudes Aguiar, o primeiro transplantado de pulmão do Hospital de Messejana

 

 

Antero Gomes Neto ressaltou que o primeiro transplante é um grande marco para o atendimento aos pacientes com graves problemas respiratórios, que representa vida. “Antes, esses pacientes não tinham alternativa de tratamento, agora têm à disposição um serviço de alta qualidade para o tratamento”, disse o coordenador da equipe, que também destaca os investimentos do Governo do Estado, que apostou na equipe adquirindo novos equipamentos, medicação adequada para o transplante e investindo na preparação dos profissionais da equipe.

 

 

Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes

 

 

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes é uma unidade terciária especializada no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas e pulmonares, dispondo de todos os procedimentos de alta complexidade nestas áreas e destacando-se no transplante cardíaco de adultos e crianças. A instituição é gerenciada pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) e atende pacientes dos 184 municípios do Ceará e das regiões Norte e Nordeste do país.

 

20.06.2011

 

 

Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana

 

Stella Magalhães (85) 3101-4092