Cid Gomes se reúne com ministros em Brasília

22 de junho de 2011

Após um encontro com a bancada federal cearense, o governador Cid Gomes se reuniu nesta quarta-feira (22), em Brasília,  com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvati. Durante a reunião foram apresentados pleitos do Ceará. De acordo com Cid, após a conversa com os paralamentares cearenses, ficou acertado que ao invés de cada deputado apresentar uma demanda individual, seria apresentada uma demanda coletiva para o Estado. “Procuramos facilitar o trabalho da bancada e em vez de ficar cada deputado enviando seu pleito, procuramos encaminhar um pleito coletivo, da bancada inteira do Ceará. Nós conseguimos isso graças a competência e o desprendimento dos representantes na Câmara e no Senado”, justificou Cid.  O Governador acrescentou que vai reforçar o espaço do Ceará no que diz respeito à distribuição de espaço no Governo Federal. “É natural que se tenham representantes de vários estados nas instituições, mas nós não podemos deixar de reforçar que queremos discutir um pleito de ações, de investimentos estruturantes, com uma posição uníssona, no que reflete o Ceará em relação à base de apoio do governo da presidenta Dilma”, explicou Cid.

 

Durante a audiência com a ministra Ideli Salvati, Cid reiterou a disposição de colaborar com o Governo Federal na articulação com a bancada. “Já vinha procurando fazer isso e como mudou o Ministério, renovei minha disposição”, disse o Governador.

 

Reforma Tributária

 

Sobre a proposta de Reforma Tributária apresentada pelos governadores do Norte e Nordeste, Cid Gomes disse que aguarda, juntamente com os demais chefes do Executivo o convite do ministro da Fazenda, Guido Mantega, para a discussão da proposta.  “Nós entregamos a Presidenta Dilma Rousseff e o Ministro Guido Mantega e ele ficou de analisar as propostas e discuti-las conosco”, explicou.

 

Saúde

 

Ministro_DentroPela manhã, o governador Cid Gomes participou de audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. No encontro, discussão sobre os investimentos para construção e área de pesquisa da Fiocruz, no polo tecnológico de saúde que o Governo Estadual está incentivando. “Estamos falando em recursos da ordem de R$ 60 milhões para implantação da área de pesquisa e dos equipamentos para essa unidade da Fiocruz”, afirmou Cid.

 

Durante a reunião, o Governador  conversou com o Ministro sobre o apoio para o financiamento do Hospital Regional  do Cariri.

 

Sobre a aquisição dos equipamentos das Unidades de Pronto Atendimento (Upas), Cid Gomes solicitou ao ministro a liberação de emendas já previstas no oçamento deste ano. “O Ceará, através da parceria com o Governo Federal está construindo 32 Upas. Onze já estão em execução  e outas 21 já contratadas”, resumiu. As UPAS vão funcionar 24 horas.

 

22.06.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)