Cid Gomes participa da solenidade de encerramento da Expocrato

18 de julho de 2011 - 14:55

O governador Cid Gomes conferiu neste domingo (17) o encerramento da 60° edição da Expocrato – Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados, no Crato, na Região do Cariri.  Ao todo foram feitos negócios na ordem de cerca de R$ 70 milhões em negócios, superando as expectativas e o volume financeiro do ano passado,  e mai de 600 mil pessoas passaram pela Expocrato nos oito dias de festa.

 

Durante a  solenidade, Cid Gomes destacou que a modernização da  pecuária e agricultura é uma necessidade para que os dois setores tenham dimensão maior no Estado. Na ocasião, foi entregue ao Governador um abaixo-assinado solicitando a construção de um novo local para a Expocrato. Cid ressaltou que a grandiosidade da feira demanda um local maior e manifestou o interesse do Estado em investir em um novo parque. “Sempre assumi compromissos com o Cariri por ser uma região distante e ao longo do tempo foram aparecendo demandas e por isso eu tenho uma dívida grande com essa região e a minha disposição é de construir um novo parque. Estamos falando de um investimento de R$ 25 milhões ”, disse o Governador, enfatizando que a área local seria utilizada para a ampliação da Universidade Regional do Cariri (Urca).

 

Ainda na Expocrato, Cid Gomes destacou sua recente viagem à China para prospectar novos investimentos para o Estado. O Governador assinala que na economia é necessário trazer novos projetos para o Ceará, que já tem a intalação de uma siderúrgica consolidada. “Já poderemos até o final do Governo, em 2014, exportar placas de aço, onde será feita a parceria da empresa Vale com duas empresas coreanas (Posco e Dongkuk). Outra ação estratégica é a refinaria, onde há um compromisso da Petrobras de até agosto iniciar a obra. Em função desses investimentos precisamos ampliar o porto do Pecém e a nossa prioridade é trazer uma empresa automobilística e um aeroporto de cargas”, explicou o Governador.

 

expocrato1

 

Para o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, a Expocrato tem números impressionantes pela quantidade de investimentos que é feito, pela movimentação do comércio que corresponde ao movimento de Natal e Ano Novo, além do espaço de capacitação, cursos e aulas práticas que são ministrados pelo Governo do Estado.  “O mais surpreendente é o volume de pessoas que passam por aqui e considero que a Expcrato tem que ser levada como exemplo para outras regiões do Estado”, disse Nelson Martins.

 

expo3

 

Participaram ainda da solenidade de encerramento da Expocrato o deputado estadual Sineval Roque; o deputado federal Antonio Balhman; o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta; a reitora da Urca, Otonite Cortez, e do presidente do grupo gestor da Expocrato Francisco Leitão Moura.

 

18.07.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)

Colaboração: Jornalista Bruno Morais da Região do Cariri