Audiência pública em Juazeiro apresenta projeto de macrodrenagem urbana

1 de agosto de 2011 - 18:01

Será nesta terça-feira (2) a audiência pública do processo de licenciamento ambiental no município de Juazeiro do Norte, na Região do Cariri. O evento, presidido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), tem início às 14 horas, na Igreja das Timbaúbas, localizada na esquina da rua São Mamede com a rua Antônio da Sobreira.

Na ocasião, será apresentado o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da macrodrenagem urbana do riacho das Timbaúbas nos bairros José Geraldo da Cruz, Pirajá, Romeirão, Limoeiro e Pio. A Prefeitura Municipal é a representante legal e responsável pelo projeto que tem como meta a implantação/ampliação de Sistemas de Drenagem Urbana, o qual visa propiciar saneamento satisfatório no município.

No projeto são proposta obras enquadradas como de aceleração do escoamento, mediante canalização; e de retardamento e/ou amortecimento do fluxo, através do uso de reservatórios (bacias de detenção/retenção). Nestas últimas poderá se verificar a diminuição dos picos das cheias escoadas em quase 70% da bacia urbana do riacho das Timbaúbas. Quanto à melhoria no escoamento, será possível em virtude da construção de novas galerias pluviais e recuperação das existentes.

Segundo dados do EIA, “a localização do empreendimento em Juazeiro do Norte partiu do interesse público, pela disponibilidade de mão-de-obra e da facilidade de aquisição de materiais para o projeto”. Quanto à área de influência direta do empreendimento, o estudo ainda revela que as obras inserem-se em área residencial e comercial, onde o terreno se encontra no alinhamento da ocupação urbana já existente, encontrando-se nas adjacências edificações pré-existentes como casas residenciais e comerciais.

01.08.2011

Assessoria de Imprensas da Semace

Luanna Patrícia  (85 3101.5554)

Twitter:@semace