Faculdade da Uece de Iguatu debate Educação em Astronomia, Biologia e Física

1 de agosto de 2011

O I Simpósio de Educação em Astronomia, Biologia e Física da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli) será realizado entre os dias 2 e 4 de agosto. O pré-lançamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e a palestra do Prof. Dr. Makárius Tahim sobre o tema “A Astronomia e o Pibid e Física na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), às 18h30min desta terça-feira (2), abrem o evento.  A segunda conferência da abertura do encontro é do Prof. Dr. Augusto Nobre, que abordará o tema “Partículas e Campos: altas energias no ensino de física”.

Com uma programação que inclui oficinas, seminários, palestras e observações astronômicas, o I Simpósio de Educação em Astronomia, Biologia e Física da Fecli vai reunir cerca de 100 participantes de Iguatu, dos outros 13 municípios do Centro-Sul do Estado, de outras regiões e de Fortaleza. Segundo o coordenador do encontro, professor Célio Muniz, também vice-coordenador do curso de Física da Fecli, o Simpósio é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas até no dia de sua abertura. Realizado pela Fecli, o evento conta com o apoio da Uece e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Para o segundo dia do Simpósio, a programação tem início às 18h30, com o Seminário sobre “A Olimpíada Brasileira de Astronomia”, a cargo da professora Marny Feitosa, seguido do seminário “A Olimpíada Brasileira de Física”, sob a coordenação do professor Vicente de Paula. Os trabalhos desse segundo dia ficam encerrados com “Observações Astronômicas”, quando os participantes vão poder observar os astros no espaço do céu de Iguatu, acompanhados pelo professor Makárius.

Para o último dia do evento, a programação reservou dois seminários e duas palestras. O primeiro seminário, começando às 18h30, é coordenado pela Profa. Dra. Lázara S. Castrillo e tem como tema “Impressões do I Simpósio Nacional de Educação em Economia”. O segundo, às 19h, aborda “A Teoria da Evolução no Ensino de Biologia”, tendo como palestrante o professor Ricardo Rodrigues. O I Simpósio será encerrado, com as palestras do Prof. Dr Marcony Cunha, que falará sobre o tema “Astrobiologia” e, finalmente, Asterdomus: “O Planetário no Ensino de Astronomia”. Nessa última palestra, os participantes vão poder participar de um verdadeiro show de astronomia, com efeitos especiais e simulação de fantástica viagem a grandes planetas.

 

 

 

01/08/2011

Assessoria de Imprensa da Uece

Fátima Serpa (fatima.serpa@uece.br / 85 3101.9605)