Barragem do Rio Maranguapinho está com 96% das obras concluídas

9 de agosto de 2011

A barragem de contenção de cheias do rio Maranguapinho, uma das principais etapas do maior projeto de reurbanização de Fortaleza, está com 96,46% de suas obras concluídas. A construção da barragem está sendo executada entre os municípios de Maranguape e Maracanaú. A obra ocupará 306,84 hectares, com capacidade de acumular um volume 9,3 milhões de m³ de água, que contribuirá para a redução da faixa de alagamento do rio em períodos de cheia.

 

Com a obra da barragem, calcula-se que será possível evitar que cerca de 20 mil famílias tenham as suas casas invadidas pelas águas do Maranguapinho durante os períodos de chuva. O valor do investimento para a barragem é de R$ 77.353.592,16, com recursos do Governo do Estado do Ceará.

 

Projeto Maranguapinho

 

Com um investimento total de R$ 548.010.899.04, o projeto Maranguapinho é um dos mais importantes projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Dividido em cinco grandes ações (dragagem, urbanização, habitação, barragem e esgotamento sanitário), o projeto deve atender, diretamente, 350 mil pessoas de Fortaleza, Maracanaú, Maranguape e Caucaia.

 

O projeto Maranguapinho está retirando famílias de áreas de risco às margens do rio, transferindo-as para residenciais horizontais e verticais próximos às antigas casas. No local onde havia casas em áreas de risco, a Secretaria das Cidades está construindo vias paisagísticas, áreas de lazer e ciclovias. Além disso, o rio está sendo dragado e uma grande barragem está sendo construída para impedir novos alagamentos

 

09.08.2011 

Assessoria de Comunicação da Secretaria das Cidades

Márcio Teles (marcio.teles@cidades.ce.gov.br / 85 3101.4462 – 8603.0369)